A atriz Amandla Stenberg, protagonista da série O Acólito, confirmou que a produção não terá continuidade na Disney+.
Segundo Stenberg, o cancelamento da série “não foi uma grande surpresa”, dada a onda de reações negativas que enfrentou desde o início.
Em suas redes sociais, Stenberg refletiu sobre o impacto que o “preconceito e ódio de grupos conservadores” teve na recepção de O Acólito.
“Estou sendo transparente ao dizer que não é um grande choque para mim”, comentou a atriz em um vídeo publicado em sua conta no Instagram.
“Houve uma explosão de ódio que enfrentamos desde que a série foi anunciada, quando ainda era apenas um conceito e ninguém tinha visto nada. Foi aí que começamos a experimentar uma avalanche de preconceito, ódio e linguagem ofensiva”.
Amandla Stenberg destacou que a série, apesar de ter recebido elogios de críticos especializados, foi alvo de uma prática conhecida como review-bombing (“bombardeio de avaliações”).
Isso ocorre quando um grupo de pessoas posta avaliações negativas em massa como forma de protesto, o que frequentemente afeta produções que incluem diversidade, seja por meio de atores de cor ou personagens LGBTQ+.
A atriz também mencionou como essa situação a afetou pessoalmente: “Isso realmente me afetou quando consegui o trabalho. Porque é algo que, mesmo esperando que aconteça, você não entende completamente como é até que esteja acontecendo com você”.
Ela ainda acrescentou que, para seguir sendo fiel a seus valores, sentiu a necessidade de se posicionar publicamente sobre o assunto, mesmo no contexto de estar trabalhando para a Disney.
Apesar do fim inesperado, Stenberg expressou seu apreço por ter participado da produção: “Foi uma honra e um sonho incrível estar neste universo”. A atriz também aproveitou para agradecer aos fãs que apoiaram a série, mesmo diante dos ataques.
“Quero que as pessoas que nos apoiaram de forma vocal — apesar e diante de toda a hostilidade que recebemos — saibam que vocês foram profundamente amados e apreciados. E isso tornou esse trabalho muito valioso para mim”.
O Acólito teve seu final exibido em julho e o anúncio do cancelamento veio em agosto, quando a Lucasfilm optou por não seguir com novos episódios da produção.
Ambientada aproximadamente 100 anos antes dos eventos de Star Wars: Episódio I — A Ameaça Fantasma, a série acompanhava a ascensão dos Sith e contava com Amandla Stenberg interpretando as gêmeas Osha e Mae.
Embora o desfecho da 1ª temporada tenha deixado um gancho, a recepção dividida entre os fãs e a queda na audiência não indicavam garantias para uma segunda temporada.
O cancelamento de O Acólito levanta discussões sobre o impacto da reação dos fãs em produções de grande franquia, especialmente quando estas incluem temas de diversidade e representatividade.
FONTE: Variety
Seja o primeiro a comentar