Após uma estreia consagrada em Cannes, o novo filme de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, segue consolidando sua presença em importantes festivais internacionais. A produção brasileira foi anunciada nesta segunda-feira (21) como parte da seleção oficial do 50º Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), que ocorre entre os dias 4 e 14 de setembro de 2025. O longa brasileiro integra a prestigiada mostra “Special Presentations”, ao lado de filmes assinados por nomes como Guillermo del Toro, Jafar Panahi e Richard Linklater.
O diretor celebrou a notícia lembrando sua relação com o evento canadense, declarando através de comunicado distribuído à imprensa:
Já estive em Toronto com Aquarius, Bacurau e Retratos Fantasmas, e esse anúncio é o primeiro de uma longa lista de festivais importantes na América do Norte.
Antes de sua passagem pelo Canadá, O Agente Secreto teve sessões esgotadas em Portugal e passou por festivais em países como Polônia (New Horizons), Austrália (Sydney Film Festival) e França, com destaque para uma exibição gratuita nos jardins do Museu do Louvre, em Paris. Em Cannes, a produção venceu os prêmios de Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho), Melhor Ator (Wagner Moura), o FIPRESCI e o “Art et Essai”, da AFCAE.
Ambientado no Recife de 1977, o thriller político acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal tentando escapar de um passado sombrio — mas encontra uma capital repleta de ameaças. No elenco, estão também Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Carlos Francisco e Roberto Diogenes.
Com estreia marcada no Brasil para 6 de novembro, o longa terá sessões especiais em setembro e outubro por diversas capitais. Segundo a distribuidora MK2, O Agente Secreto já foi adquirido por 94 países em cinco continentes, incluindo mercados como Estados Unidos, China, Coreia do Sul, México, Índia, Grécia, Nova Zelândia e Finlândia.
Seja o primeiro a comentar