O cinema brasileiro viveu um misto de glória e constrangimento na noite de domingo (4). “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura, conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026.
A vitória confirma o favoritismo da produção na corrida pelo Oscar 2026, superando concorrentes de peso como Foi Apenas um Acidente (França) e A Garota Canhota (Taiwan). No entanto, a forma como a estatueta foi entregue gerou uma onda de críticas e indignação nas redes sociais e na imprensa especializada.
Vitória no Tapete Vermelho?
Diferente do protocolo habitual para categorias de prestígio, o anúncio da vitória brasileira não ocorreu no palco principal da cerimônia televisionada. Em uma decisão que causou estranheza, a revelação foi feita no tapete vermelho, enquanto Kleber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclaux concediam uma entrevista protocolar.
Visivelmente confuso, o diretor demorou a processar a informação dada pela repórter. O “climão” se instaurou pela ausência do momento de consagração: não houve subida ao palco, música triunfal ou o tradicional discurso de agradecimento no momento da vitória.
A decisão da organização soou ainda mais desrespeitosa quando comparada à edição anterior, onde o vencedor da mesma categoria (Emilia Pérez) teve destaque total na transmissão ao vivo. Outras categorias técnicas e de roteiro (como Pecadores e Avatar: Fogo e Cinzas) sofreram o mesmo “rebaixamento”, mas o tratamento dado a um dos principais cineastas do mundo e a um astro como Wagner Moura foi considerado um erro grave da premiação.
A “Revanche” no Palco
Apesar do boicote inicial, a dupla brasileira teve seu momento sob os holofotes, ainda que por vias tortas. Ao final da cerimônia, Kleber e Wagner subiram ao palco para apresentar o prêmio de Melhor Filme (vencido por Uma Batalha Após a Outra).
Quebrando o protocolo — e aproveitando a única chance que teve —, Kleber Mendonça Filho usou seu tempo de apresentador para agradecer à associação de críticos pela vitória de seu filme, garantindo que o agradecimento fosse, enfim, televisionado.
Sobre o Filme
Ambientado no Recife da década de 1970, “O Agente Secreto” é um thriller político que acompanha Marcelo (Moura), um professor universitário que foge para o Nordeste tentando escapar da perseguição política, apenas para descobrir que está jurado de morte por um antigo desafeto local.
Além de Wagner Moura, o elenco estelar conta com:
- Maria Fernanda Cândido
- Gabriel Leone
- Alice Carvalho
- Udo Kier
A vitória no Critics Choice é um termômetro vital, colocando o Brasil com força total na disputa por uma vaga entre os cinco finalistas do Oscar.
E você, achou desrespeitosa a atitude do Critics Choice ou o que vale é o troféu na estante?




Seja o primeiro a comentar