A trama pós-apocalíptica estrelada e dirigida por George Clooney, que estreia nesta quarta-feira (23) na Netflix, é muito mais do que um espetáculo visual e uma história de esperança: adaptar essa obra para as telas foi um trabalho árduo feito com maestria por uma equipe incrível.
Esse é o primeiro projeto da Smokehouse Pictures a estrear na plataforma de streaming. A produtora – vencedora do Oscar com Argo – é cofundada por George Clooney e seu colega produtor Grant Heslov.
Seja filmando em paisagens congelantes ou a bordo de uma nave espacial que nunca deixou a Terra, O Céu da Meia-Noite esconde nos seus bastidores curiosidades interessantes que envolvem barbas congeladas, estúdios de cinema consagrados e até uma gravidez surpresa!
Confira algumas curiosidades exclusivas sobre O Céu da Meia-Noite:
Que frio!
Apesar da história se passar no Ártico, as gravações aconteceram na Islândia, mais precisamente na geleira de Vatnajökull – a maior calota de gelo da Islândia e a segunda maior em toda a Europa.
O local de gravação era basicamente “no meio do nada”: a capital Reykjavík fica a mais de cinco horas de carro e todas as paisagens e neve vistas no filme eram reais.
Corrida contra o relógio
A produção teve apenas o mês de outubro para filmar as cenas. Antes disso, não haveria neve suficiente. Depois, um frio e temperaturas extremas quase insuportáveis!
Inclusive, em momentos de temperaturas mais baixas e fortes ventos as cenas em que George Clooney estava sem máscara/óculos eram cronometradas: o ator só conseguia filmar durante um minuto ou menos antes de suas pálpebras começarem a congelar.
A barba de George Clooney
A barba congelada de George Clooney não foi maquiagem ou truque de computação gráfica – ela estava realmente daquela forma. O ator contou que bastava borrifar água e dar uma volta de motoneve que o vento e o frio se encarregaram de congelar os pelos.
Jan Sewell, responsável pelo cabelo e maquiagem do filme, acabou ganhando um presente do ator: quando ele foi raspar sua barba ao término das filmagens os pelos começaram a sair quase que inteiros (como um bloco). Ele enrolou em um filme plástico e “deu de presente” para Jan.
Locação célebre
As cenas espaciais (no interior da nave) foram rodadas no Shepperton Studios, em Londres, mesmo local que clássicos como Laranja Mecânica e Alien foram rodados.
A gravidez de Felicity Jones
Felicity Jones descobriu que estava grávida quando o filme já estava começando a ser produzido. Clooney, em conjunto com o roteirista e o produtor, decidiu mudar a história da personagem e incluir a gravidez no roteiro.
Devido a gravidez, Felicity não pode gravar as cenas “flutuando” no espaço da forma tradicional – por meio de cabos presos à cintura. A equipe de efeitos visuais desenvolveu uma espécie de braço (parecido com um mastro) mecânico com um assento na ponta no qual a atriz ficava apoiada para flutuar nas cenas.
O Céu da Meia-Noite, dirigido e estrelado por George Clooney, ganha trailer; assista
Seja o primeiro a comentar