Por André Luiz Fernandes
Um dos papéis mais famosos de Jason Momoa nos cinemas foi o do Aquaman, o super-herói da DC que tem poderes relacionados ao controle das águas do mar e da vida marinha, além de conseguir viver submerso. Seu primeiro papel de destaque foi na série Baywatch: Hawaii, onde interpretou o salva-vidas Jason Ioane. E mesmo assim, ele quase morreu afogado uma vez.
Em conversa no podcast Smartless, Momoa contou uma passagem do começo de sua carreira, que aconteceu enquanto fazia stand-up paddle em sua terra natal, o Havaí. O local do ocorrido se chama Pe’ahi e ganhou o nada simpático apelido de “Jaws” (título original do filme Tubarão, de 1975), devido a ser perigoso. Jason relata:
“Eu estava fazendo stand-up paddle, fomos até Jaws. Surfamos por uns 20 quilômetros pela costa. Você está a mais ou menos um quilômetro e meio da costa e então minha corda de segurança estourou. Estávamos nessa há uns 11 quilômetros e minha corda estourou, e venta tanto em Maui.”
Momoa contou que foi nesse momento que o verdadeiro terror começou. O ator foi parar na parte externa de um recife de corais:
Eu estava preso nesse lugar louco, que provavelmente é o recife externo, desconhecido para mim. Eu estava realmente no recife e ninguém conseguia me ver. Tinha minha prancha e estava acenando com ela, e eles não conseguiam me ver, as ondas eram tão grandes.
O astro admitiu que achou que morreria naquele momento e pensou em seus filhos, ainda pequenos. Jason também machucou o pé, que bateu nos recifes, que são como pedras muito afiadas:
Eu apenas perdi, fiquei: ‘oh, m**da’. Fiquei lá um tempo e não conseguia ver ninguém vindo para me pegar. Não conseguia mais me mexer e meus braços e pernas se esgotaram logo em seguida, estava lá há algum tempo… meu corpo parou. Sem poder mexer os braços, eu afundei. Então meu pé bateu no recife. Eu literalmente tinha desistido, estava gritando por dentro. Meus pés estavam cobertos de sangue, e eu estava literalmente com meus ancestrais remando pelo resto do caminho, com foco, e saímos.
Ao ser resgatado por amigos depois de alguns minutos – que certamente pareceram horas -, Jason Momoa teve uma mudança em sua vida: foi a partir desse incidente que o ator decidiu parar de fumar, algo que prejudicava seu fôlego e poderia tê-lo matado naquele dia:
Eu costumava fumar dois, três maços por dia. Não consegui parar pelos meus filhos, não consegui parar pela minha ex, não conseguia parar de fumar. Do momento em que saí, nunca mais fumei de novo. Tipo, eu morri. Eu tentei e tentei, mas não conseguia mais porque tinha desistido. Eu tinha desistido da minha vida.
Naquela altura, Momoa já tinha trabalhado em Baywatch e anos depois viveria o Aquaman no cinema.Como nativo do Havaí, o ator aprendeu da pior forma possível a respeitar os mares, o que pode até ter ajudado em sua interpretação do herói da DC.
Seja o primeiro a comentar