O filme de ‘Demon Slayer’ vai continuar +18? Por que isso aconteceu?

Cheyna Corrêa (Texto: Luiz G.)

O filme de ‘Demon Slayer’ vai continuar +18? Por que isso aconteceu?
Imagem: Crunchyroll/Sony Pictures Entertainment

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito estreou em 1º lugar no Brasil, com grandes chances de se tornar a maior estreia de um filme de anime na história do país. Não é para menos, as expectativas de todos continuam altíssimas por conta da qualidade ímpar apresentada na série e, claro, ter batido diversos recordes no Japão. 

Porém, parte da imensa base de fãs é composta por crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, o que gerou uma frustração enorme, inclusive, em milhares de pessoas que já tinham comprado o ingresso. 

Menores de 18 anos podem ir acompanhados?

A classificação indicativa no cinema é feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ao analisar o conteúdo do filme, mediante temas como sexo, violência, drogas, etc. 

Nesse caso, com o filme de Demon Slayer classificado como 18 anos, a Sony Pictures, distribuidora do filme, recorreu na justiça, mas, infelizmente, a decisão foi mantida. 

E sim! Menores de 18 anos podem ir se tiverem no mínimo 16 anos de idade. Ou seja, quem tem 16 ou 17 anos pode ir com um acompanhante legal durante o evento ou, apresentando um documento por escrito, assinado pelos: “[…] pais, tutores, curadores ou responsáveis, no caso de menores desacompanhados.” 

Qual o sentido disso?

Pelas informações do próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública: 

  • 16 anos: pode apresentar atos de pedofilia, crime de ódio, estupro ou coação sexual, mutilação, suicídio, tortura e violência gratuita ou banalização da violência. Conteúdos com consumo, indução e produção ou tráfico de droga ilícita também são permitidos.
  • 18 anos: conteúdo exclusivamente destinado a adultos, sendo possível veicular apologia à violência e crueldade, sexo explícito, situação sexual complexa ou de forte impacto, e apologia ao uso de droga ilícita.

Ou seja, é intrigante o motivo pelo qual esse filme foi escolhido para 18 anos, sendo que, teoricamente, mesmo filmes com pedofilia, estupro, violência gratuita e, inclusive, banalização da violência estão permitidos na classificação de 16 anos

O que leva a crer que Demon Slayer se encaixaria na “apologia à violência”, o que é absurdo. Os inimigos são nitidamente diferentes dos heróis. Os onis são caricatos e monstruosos, com os mocinhos tendo uma jornada contra o mal e, de forma alguma, relativizando a violência deles. 

O que, talvez, possa explicar essa decisão, seriam as nuances na postura dos vilões. Apesar de caricatos e nitidamente inimigos malignos, eles possuem “tons de cinza”, com histórias e personalidades complexas, o que, possivelmente, poderia atrapalhar a compreensão de uma criança menor de 16 anos sem o senso crítico necessário para distinguir e lidar com tais complexidades, muitas vezes ambíguas, dos demônios.  

De qualquer forma, para quem já comprou na pré-venda, acesse o site oficial do cinema em questão e veja as instruções de reembolso, se necessário!

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA