O Outro lado de Vegeta que você não Conhecia.

João Gabriel Freire

O Outro lado de Vegeta que você não Conhecia.

Dragon Ball Z é um dos animes mais adorados do mundo, com milhões de fãs em todos os lugares. E como uma obra tão valorizada, os anti heróis também ganham vez. Um dos personagens mais carismáticos e mais amado por muitos(inclusive por mim) é Vegeta. Um guerreiro orgulhoso e imponente de uma força devastadora. Mas a questão é, será que Vegeta é mesmo esse guerreiro tão orgulhoso à quem nada importa? E principalmente, porque afinal ele deixou seu orgulho de lado? Será que no fundo ele esconde algo que revelaria sua verdadeira personalidade? Então, sem mais delongas, vamos analisar um dos mais carismáticos personagens de Dragon Ball Z.

vegeta

Bom. Vamos lá. Vegeta, como a maior parte dos saiyajins, possui uma personalidade fria e impiedosa. Vamos colocar em questão tudo o que Vegeta passou desde sua infância. Basicamente ele teve que ver todo o seu planeta ser destruído, e ver seu pai sendo torturado e assassinado friamente. Por outro lado, é dito que saiyajins não se importam uns com os outros, e querem apenas se sobressair em seu meio. Será mesmo? Vegeta, mesmo vendo seu planeta ser completamente destruído, é notável que durante todo o anime ele sempre procura manter a honra de sua Terra natal, ou seja, a honra que lhe foi comprometida por Freeza. Mas a questão é que, Vegeta não tinha escolha a não ser ocultar estes sentimentos. Ele tinha que obedecer as ordens de Freeza, mesmo que por dentro ele o detestasse. Ele tinha essa consciência dentro dele, caso contrário, Freeza o mataria. Vamos falar desse ponto mais tarde. Mas por enquanto, procure focar nas raízes de Vegeta. Veja como ele foi criado e no meio em que ele teve que crescer. Ele foi criado pelo Imperador do Universo, que ensinou a ele que somente aqueles que são fortes vencerão, e principalmente ensinou a ele que um guerreiro de verdade deve sempre ocultar seus sentimentos e emoções e destacar suas habilidades e sua frieza.

Resumindo, Vegeta foi doutrinado desde criança a ser um tirano, que joga para vencer. Vale lembrar que Vegeta nunca teve que treinar de fato. Seu talento natural fazia com que ele se sobressaísse e superasse todos os desafios e obstáculos com desenvoltura. E foi assim até que se tornasse um adulto temido por muitos. Certa vez, Vegeta foi até a Terra para completar a missão que um dos saiyajins tumblr_static_ajo25x037m88gcw0w0gw8so80enviados para lá não completou. Ele descobre que este saiyajin é Kakaroto, o filho de Bardock, ou seja um guerreiro de classe baixa. Vegeta então luta com parte dos guerreiros Z e a maioria é aniquilada por Nappa, que é um guerreiro de Classe Média para alta. Vegeta achou tudo aquilo uma piada. Se fosse assim ele acabaria com a Terra rapidamente. Porém, Goku chega para salvar seus amigos, e é ai que Vegeta começa a estranhar. Ele consegue facilmente derrotar Nappa, porém Vegeta achou que era apenas a incompetência de seu companheiro, então ele o pune tirando sua vida.

Ao lutar com Goku, Vegeta fica pasmo. Como era possível que um saiyajin de classe baixa, tão misericordioso, puro e humilde pudesse ser tão forte, ou até mais forte do que ele? Afinal não era isso que Freeza tinha ensinado a ele. Dois pensamentos ecoavam na cabeça de Vegeta. Primeiro, como era possível que existisse alguém tão forte quanto ele e ao mesmo tempo tão piedoso e amigável, e segundo, será mesmo que ele deveria esconder suas fraquezas e lutar de forma tão impiedosa. Mas Vegeta não viveu por muito nesse conflito interno. Ele apenas achava que Goku era forte porque teve que treinar por muito tempo, enquanto ele ainda tinha seu talento natural. Ele conclui que se treinasse mais e mais ele poderia ser mais forte até do que Freeza, e é exatamente o que ele faz. Mas o problema está aí. Vegeta nunca havia aprendido o conceito de ser um lutador de verdade, como Goku, uma vez que já havia sido treinado por vários mestres, como Kame e Senhor Kaioh, que oGokuu_kaioken_4 ensinaram a lutar com disciplina, respeito e piedade. Vegeta, como dito antes, tinha apenas duas coisas em sua cabeça: Só os fortes prevalecem, e ocultar seus sentimentos para destacar sua força. Ou seja, basicamente, enquanto ele lutava com arrogância para saciar seus desejos de ódio, exercer sua raiva e menosprezar os mais fracos, Goku lutava apenas para testar seus limites, para se tornar mais forte, e aprender com seus oponentes. Vegeta acaba enxergando Goku como um rival que precisa ser superado, justamente para poder sanar a sua dúvida interna, e para provar para si mesmo que os sentimentos eram a fraqueza de um perdedor.

O tempo passou, e Vegeta, como sempre, almejava mais. Ele planejou ir até Namekusei para conseguir a vida eterna, e assim superar todos os obstáculos em seu caminho, inclusive Freeza. Infelizmente, esse era o desejo de Freeza também. No entanto, o plano de ambos é frustrado no momento que as esferas de Namekusei são petrificadas, indicando que o Grande Patriarca do planeta havia falecido. Vegeta, vê que Freeza já havia descoberto seus planos de traição, e então, ele opta por eliminar Vegeta. Ele por sua vez, achou que estava pronto para o desafio partindo para cima de Freeza, acreditando que já havia se tornado o Super Saiyajin. Entretanto, Vegeta não conseguia sequer fazer um arranhão em Freeza. Ele tentou de tudo, mas no fim, não havia mais o que fazer, e então, acontece mais uma importante manifestação do lado oculto de Vegeta: ele chora. Lembra que mencionamos anteriormente que ele deveria esconder seus sentimentos de Freeza, se não ele o mataria? Isso pode parecer até estranho para alguns, mas Vegeta tem muito medo de morrer. Quando Vegeta não sabe mais o que fazer em uma luta, ele entra em desespero. Ao lutar contra Freeza, ele chora suas primeiras lagrimas. No filme o Lendário Super Saiyajin, ele entra em choque ao ver o poder de Broly. Na luta contra Cell ele pede desculpas a Gohan(coisa que ele nunca fez na vida). Por fim, em o Renascimento da Fusão ele chora mais uma vez, ao ver que Goku sentia pena dele.

Por fim, ainda nesta luta, Vegeta encontra-se moribundo ao solo, quando Goku chega para lutar contra Freeza. Naquela hora, a máscara de Vegeta cai mais uma vez. Vegeta praticamente implora para que Goku acabe com Freeza, chorando novamente suas lágrimas de humilhação.

Tears_of_VegetaNós fomos seus escravos. Seus subordinados mais fiéis. Ele tirou de mim meu pai e meu planeta
ainda quando eu era menino. Ele ordenou para que eu fizesse tudo o que ele queria, e disse que mataria meu pai se eu não obedecesse. Eu o fiz, mas ele o matou mesmo assim junto com toda a minha terra natal. Por favor Kakaroto, derrote Freeza. Ele me transformou naquilo que sou hoje, não deixe ele fazer isso com mais ninguém!

Vegeta revela mais uma vez o seu lado emocional, ou seja, o seu lado não orgulhoso. Ele nos dá mais uma vez a deixa que não era aquilo que estava realmente dentro dele, ou seja, ele não era aquela pessoa orgulhosa por dentro, mas a questão é que Freeza o transformou nisso, e Vegeta carregou isso por sua vida toda, de certa forma se acostumando com isso.

Muito tempo se passa de novo, e Vegeta continua se questionando se é realmente necessário ter que viver com o orgulho e a frieza fincados em seu coração, ele tenta dar o primeiro passo para isso, ao criar uma família com Bulma. Entretanto, ele ainda não se esqueceu de seu desafio interno de superar Goku. Porém, na batalha contra Cell, acontece o inesperado: Goku morre para salvar a Terra, e todos confiam suas esperanças a Gohan. E mais uma vez acontece uma demonstração do medo e da incerteza de Vegeta. Todos partem para ajudar Gohan, menos Vegeta, que ponderava. Porém no final ele toma uma atitude e dá a chance para que Gohan acabe com Cell. Ou seja, pela primeira vez, ele não agiu por si mesmo, ele agiu pelo próximo. Mas depois daquela luta, nada fazia mais sentido para ele. Goku havia morrido, e o que havia restado para ele? Ele nunca sanaria sua dúvida, e nunca provaria a si mesmo que poderia superar aquele desafio que lhe foi imposto por ele mesmo. E mais uma vez sua máscara cai. Ele olha para seu passado, e reconhece suas atitudes, e reconhecevegeta_in_the_rain___animated_by_carapau_d4u7m_by_blackshadowx306-d7awx8y principalmente que seu conceito de guerreiro estava errado. A consciência de Vegeta praticamente gritava para ele para que tirasse aquele peso de suas costas, para que não fosse tão duro consigo e não fosse tão orgulhoso e arrogante assim. Mas a verdade, é que depois de todo esse tempo escondendo seus sentimentos e se mostrando orgulhoso, Vegeta não sabe como agir de outra maneira, então ele dá sua palavra final:

Eu não sou um guerreiro, e eu jamais voltarei a lutar.

Sete anos se passaram, e Vegeta não fez nada além de treinar para aumentar sua força, mas a dúvida não saía de sua cabeça. Para ele, foram sete anos de incertezas e de inocuidade. Mas tudo muda quando ele recebe a notícia de que Goku iria voltar. Ele treina arduamente para tentar vencer o torneio de artes marciais e superá-lo e finalmente poder sanar sua dúvida. Mas no meio desse percurso, Vegeta via que estava perdendo seu orgulho e sua frieza, que há tempos atrás, ele acreditava que o faziam forte. Pois, por todo esse tempo, ele ainda não havia deixado seu desejo de lado. O desejo deVEGETA 1 provar que a fraqueza está no sentimentalismo, e principalmente, o seu desejo de demonstrar a frieza de seu sangue saiyajin, do qual tanto se orgulhava.

No meio da Saga Majin Boo, a arrogância de Vegeta fala mais alto, mesmo tendo refletido por muito tempo sobre a possibilidade de deixá-la de lado, ele nunca a abandonou de fato. Ele vende sua alma para Babidi, e mata inocentes para chamar a atenção de Goku, visando finalmente ter sua tão esperada luta com ele, para provar de qual lado estava o verdadeiro conceito  de ser um guerreiro. No lado da frieza, ou no lado da humildade e da disciplina. Vegeta batalha ferozmente contra Goku, mas parece que antes da batalha terminar, seu conflito interno já estava sanado. Ele engana Goku, e o nocauteia enquanto estava despreparado, visando ir até onde Majin Boo estava e finalmente deixar seu orgulho de lado. Pela primeira vez em toda a sua vida, Vegeta demonstra afeto, e abraça seu filho Trunks, e em seguida ele faz o seu sacrifício final. Despedindo se de Bulma, Trunks e de Goku. À essa altura já deve estar bem claro o porque ele se despede de Goku certo? Pois sem Goku, nada disso teria acontecido. Vegeta
seria o mesmo tirano de sempre, e jamais entenderia o verdadeiro conceito de ser um guerreiro. Ele então, deixa seu medo de morrer de lado, juntamente com sua arrogância, finalmente sanando sua Dragon_ball_z_vol_68_babidi_rivals_image_oTPbVUjVjWTdLjqdúvida de o que é realmente ser um guerreiro.

Para finalizar, na luta contra Majin Boo no mundo de Dai Kaioshin, Vegeta reconhece o valor de Goku, e finalmente entende que o jeito de Goku levar as coisas, e até mesmo seu espírito de luta o faziam tão forte, pois como mencionamos antes, Goku não lutava por ódio ou por vingança, mas sim para
ultrapassar seus limites e aprender com seus adversários. Ele finalmente admite que todo esse tempo esteve enganado a respeito de si mesmo, e foi por isso que ele mudou tão radicalmente, e colocou as necessidades de seus entes queridos acima das suas. Vegeta, transmite a mensagem para que deixemos o egoísmo, a ganância e a soberba de lado, pois só assim nos tornaremos mais fortes.

Essa foi mais uma homenagem para o personagem mais emocional e um dos mais marcantes de Dragon Ball.

tumblr_n8awmiqjWR1rvuksgo1_500

VEJA MAIS
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA