Após La Casa de Papel, mais uma produção espanhola da Netflix se tornou popular entre o fãs brasileiros: o filme O Poço, que mistura suspense, terror e ficção científica. O longa já figura entre os mais assistidos do país no serviço de streaming e um dos motivos do seu sucesso é seu final, que é aberto a diversas interpretações.
Abaixo, você pode conferir uma explicação sobre o final de O Poço, formulada pelo site Omelete. Assim, esteja ciente da presença de vários spoilers abaixo.
O que aconteceu no final
Na parte final de O Poço, os os personagens Goreng e Baharat encontram a filha perdida de Miharu enquanto levavam alimentos para os presos dos últimos níveis. A garota estava no último andar da prisão.
Goreng opta por entregar o último pedaço de comida à menina ao invés da administração do local. Ao perceber que a garota pode ser a verdadeira mensagem a ser enviada, o protagonista decide se sacrificar para salvá-la e tirá-la do Poço.
O protagonista, provavelmente, tomou essa decisão ao notar que a prisão representa o que há de mais egoísta no ser humano e que salvar a garota é uma forma de poupar uma vida em risco, a partir de uma ação de solidariedade.
O próprio Goreng diz que “nenhum mudança é espontânea”, o que dá a entender que é preciso passar por vários níveis antes de se criar compaixão com os mais necessitados.
Além disso, O Poço também deixa a seguinte mensagem: existem alimentos, dinheiro e recursos para todos, mas que nada disso ocorre pelo fato de as pessoas mais poderosas não terem a compaixão de compartilhar tudo isso, especialmente com os mais necessitados.
Voltando a falar de Goreng, seu final é aberto a interpretações, já que o término de O Poço não deixou claro o que aconteceu com ele. Apenas vimos ele se reencontrando com seu amigo Trimagasi, que continuou o assombrando mesmo depois de morto.
A hipótese mais aceita é que Goreng morreu tentando salvar a garota e que se reencontrou com seu amigo na outra vida. Outras possibilidades citadas pelo Omelete são: Goreng foi corrompido pelo sistema e não poderia retornar com a menina; um delírio de sua mente ou a filha de Miharu sequer existe e seria uma representação de esperança.
Seja o primeiro a comentar