Algumas revelações pesadas e mortes muito notáveis ocorreram durante o 6º episódio da 6ª temporada de Game of Thrones, “The Door” – a propósito, alerta spoiler. Nós finalmente descobrimos como o menino grandalhão Wylis se tornou o Hodor: Bran inadvertidamente aleijou a mente de seu amigo ao manipular Hodor no passado… Momentos antes de Hodor sacrificar sua vida no presente. Apesar das forças dos Caminhantes Brancos terem matado o Corvo de Três Olhos, Verão e os últimos filhos da floresta, ainda há muito mais pra Bran aprender na roda do tempo e com o sacrifício altruísta de Hodor.
A Roda do Tempo
As palavras do Corvo de Três Olhos, “O passado já está escrito, a tinta está seca” ressoam em todo o episódio “The Door”. Enquanto Bran pode ter inadvertidamente causado a mudança em Wylis, ele não mudou a história. Algo na vida de Wylis aleijou seu cérebro e nós simplesmente descobrimos o que foi. Bran não mudou o passado, simplesmente atravessou os movimentos da história – as visões e a manipulação mental são uma parte do que aconteceu. Não espere que Bran se torne o Marty McFlying e salve seu irmão e seu pai ou qualquer coisa do tipo.
Corvos
A perda do Corvo de Três Olhos significa que Bran terá que afiar suas habilidades por conta própria. A morte dos últimos filhos da floresta e do Corvo significa que provavelmente não há ninguém pra ensinar Bran sobre os caminhos da magia da natureza. Bran e Meera estão sozinhos no norte, com todos os tipos de ameaças ao redor. Bran tentou usar seus poderes por conta própria e permitiu que o Rei da Noite o encontrasse e dissipasse a barreira de proteção da árvore do Corvo. Mesmo sabendo que Bran adora desobedecer os mais velhos desde o primeiro episódio, espero que ele fique mais cuidadoso agora que suas ações impetuosas tiveram consequências desastrosas mais uma vez.
Loucura
A grande questão que surge dos poderes do Corvo de Três Olhos e do Bran de revisitar o passado é quais outros eventos na história do mundo poderiam ter sido resultado de suas ações. E se o Rei Aerys Targaryen – o “Rei Louco” – estava são e o Corvo ou o Bran foram quem o enlouqueceram? Antes dos eventos da série, o rei Aerys ordenou aos seus homens a incendiarem barris de fogovivo – o líquido de fogo verde usado pra queimar a frota de Stannis – escondidos sob a cidade, acreditando que o incêndio iria transformá-lo num dragão. Antes do Guarda Real Jaime Lannister trair e apunhalar Aerys, o Rei Louco disse “queimem todos!” – Jaime teve que cortar a garganta do rei pra calar sua boca. E se, em um ponto, Bran olhar pro passado e influenciar o rei Aerys como fez com Hodor?
Próximo Destino
Sem Hodor pra levar Bran nas costas, vai ser difícil ele e Meera escaparem das forças dos Caminhantes Brancos espalhadas por todo o norte. Seu próximo destino lógico seria ir pro Castelo Negro, mas Jon Snow não é o Senhor Comandante e planeja retomar Winterfell de Ramsay Bolton. Não podemos imaginar Meera transportando Bran pela neve por muito tempo, a dupla vai precisar encontrar algum tipo de refúgio ou novo amigo pra ajudá-los a escapar do exército dos mortos. Talvez eles finalmente encontrem Benjen Stark – lembra quando ele desapareceu na 1ª temporada sem deixar vestígios? Agora que Bran precisa de um novo amigo na tundra congelada, não se surpreenda se ele retornar dos mortos – talvez literalmente.
Hodor!
Hodor. Descanse em paz, grandalhão.
Seja o primeiro a comentar