O Rei Leão: por que o game lançado para Super Nintendo era tão difícil

Augusto Ikeda

O Rei Leão: por que o game lançado para Super Nintendo era tão difícil

O Rei Leão se tornou um dos filmes mais queridos dos fãs da Disney, e por consequência, se transformou em uma franquia muito bem sucedida. Um de seus primeiros produtos foi o lançamento de um game para Super Nintendo (SNES), que foi intencionalmente feito para ser difícil. E por que isso aconteceu?

O game de O Rei Leão foi lançado no final de 1994 (mesmo ano de lançamento do filme), não apenas para o Super Nintendo, mas também para outros consoles como o Mega Drive da Sega, MS-DOS, Amiga e o Game Gear.

Neste jogo, como já sabemos e era esperado, a história do filme é retratada a partir da perspectiva do protagonista Simba, desde sua infância até se tornar adulto.

No decorrer do título, o jogador controla Simba, que precisa correr, pular e atravessar os mais diversos obstáculos dos estágios. No meio do caminho, também é preciso enfrentar alguns inimigos.

No entanto, apesar de seu visual e de ser voltado para o público infantil, o game de O Rei Leão ficou conhecido por sua dificuldade acentuada, o que fez muitos jogadores passarem raiva.

Os primeiros níveis, em que Simba ainda é criança, são um pouco mais tranquilos. No entanto, basta progredir um pouco para você notar que ele vai ficando cada vez mais difícil.

Um dos principais motivos são os puzzles encontrados nos estágios, que são um pouco complicados e confusos, enquanto que outros estão cheios de armadilhas pelo caminho.

Muitos desses estágios também exigem uma enorme precisão na hora de pular de uma plataforma para outra. A fase Hakuna Matata (principalmente a parte da cachoeira) é um bom exemplo disso.

Mas afinal, por que um jogo voltado para crianças foi feito para ser tão difícil?

A culpa é a própria Disney. Um podcast da revista Game Informer entrevistou o diretor criativo do jogo. Ele revelou que a empresa pediu para O Rei Leão ser bastante difícil.

A ideia era fazer com que os jogadores não conseguissem zerá-lo durante o período de aluguel (nesta época, lojas deste tipo estavam na moda). Como consequência, a maior parte dos fãs não conseguiria progredir muito e poderia optar por comprar o game.

Esse diretor criativo disse que boa parte da equipe não concordou com a decisão, mas todos tiveram de aceitá-la.

De qualquer forma, por mais que seja difícil, o jogo de O Rei Leão marcou a infância de muita gente e continua bastante querido até hoje.

[irp posts=”97481″ name=”Disney e Pixar já se desentenderam no passado e chegaram a romper”]

Mais sobre O Rei Leão no canal do Ei Nerd:

VEJA MAIS O Rei Leão Super Nintendo
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA