‘O Rei Leão’: Morre Roger Allers, diretor do clássico da Disney, aos 76 anos

Cheyna Corrêa

O mundo da animação perdeu um de seus grandes visionários. Roger Allers, cineasta responsável pela co-direção do fenômeno global O Rei Leão (1994) e do sucesso O Bicho Vai Pegar (2006), faleceu no último sábado, 17 de janeiro, aos 76 anos.

A notícia foi inicialmente divulgada por Dave Bossert, amigo de longa data e ex-colega de trabalho na Disney, através de uma publicação nas redes sociais.

Causa e confirmação

De acordo com informações confirmadas pelo The Hollywood Reporter, Allers faleceu em sua casa em Santa Monica, na Califórnia, vítima de uma doença não detalhada publicamente. A perda pegou amigos e colegas de surpresa, visto que o diretor se mantinha ativo e viajando recentemente. Bossert escreveu:

Estou profundamente triste com a notícia de que nosso amigo Roger Allers partiu para sua próxima jornada. Estávamos trocando e-mails na semana passada enquanto ele viajava pelo Egito, o que torna essa perda ainda mais irreal. Tive o privilégio de fazer parte da equipe com Roger em muitos filmes no final dos anos 80 e durante os anos 90, e ele era, sem dúvida, uma das pessoas mais gentis que se poderia conhecer e com quem se poderia trabalhar.

Um gigante da ‘Renascença Disney’

A carreira de Allers se confunde com a era de ouro da animação moderna, conhecida como a “Renascença da Disney”. Antes de assumir a cadeira de diretor ao lado de Rob Minkoff em O Rei Leão, ele foi peça fundamental no departamento de história do estúdio.

Seu talento como roteirista, artista de storyboard e supervisor de narrativa ajudou a moldar clássicos como A Pequena Sereia (1989), A Bela e a Fera (1991) e Aladdin (1992). Além do cinema, Allers também co-escreveu o roteiro da adaptação de O Rei Leão para a Broadway, que se tornou um dos musicais mais longevos da história do teatro.

Mais tarde, ele migrou para a Sony Pictures Animation, onde dirigiu o primeiro longa-metragem do estúdio, O Bicho Vai Pegar (Open Season), provando sua versatilidade também na animação em computação gráfica.

Homenagem da Disney

Bob Iger, CEO da Disney, emitiu um comunicado oficial lamentando a morte do cineasta e destacando seu impacto duradouro na cultura pop.

Roger Allers foi um visionário criativo cujas inúmeras contribuições para a Disney perdurarão por gerações. Ele compreendia o poder de uma ótima narrativa — como personagens inesquecíveis, emoção e música podem se unir para criar algo atemporal. Seu trabalho ajudou a definir uma era da animação que continua a inspirar o público ao redor do mundo, e somos profundamente gratos por tudo o que ele deu à Disney. Nossos corações estão com sua família, amigos e colaboradores.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Robert Iger (@robertiger)

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA