O significado do final chocante da 2ª temporada de 13 Reasons Why

Augusto Ikeda

O significado do final chocante da 2ª temporada de 13 Reasons Why

A 2ª temporada de 13 Reason Why foi concluída de uma forma chocante e surpreendente, que abandonou por completo a história de Hannah, que já estava um pouco batida, e abordou um tema delicado nas escolas americanas e que estava em evidência no mundo real.

A 1ª temporada terminou mostrando Tyler em posse de uma grande quantidade de armas. Tudo indicava que algum tipo de tiroteio poderia acontecer, mas na abertura na nova temporada, não houve qualquer menção a esse fato. Ao invés disso, o personagem foi o primeiro a falar na justiça a respeito do processo que os pais de Hannah moveram contra a escola Liberty High. Tudo por conta do bullying que tomava conta do local e como que isso esteve ligado à protagonista.

[irp posts=”56224″ name=”13 Reasons Why: 5 pontos fortes e 5 pontos fracos da 2ª temporada”]

Mas e aquelas armas que Tyler guardava em casa? Tudo levava a crer que aquela cena foi ignorada pela produção, especialmente por conta da discussão sobre a posse de armas nos Estados Unidos. Mas não foi o caso.

A história de Tyler

O ator Devin Druid conseguiu fazer o público simpatizar com Tyler no final da 2ª temporada, e não foi algo fácil. Na temporada anterior, ele foi visto um adolescente que pouco se socializava com os demais e que gostava de stalkear garotas.

E no primeiro episódio da nova temporada, Druid teve a oportunidade apresentar ao público outro lado de Tyler, e se saiu muito bem. Descobrimos suas visões de mundo e sua vida em família. Ele ainda é aquele cara que pouco se socializa com os demais, mas muita gente gostou de ver sua relação com Cyrus e Mackenzie, uma prova de que ele conseguia fazer amigos. Apesar de ainda ser atormentado por Montgomery, Tyler parecia uma pessoa mais feliz, o que só fez o final se tornar mais chocante.

[irp posts=”55935″ name=”13 Reasons Why discute bullying e abuso em sua 2ª temporada”]

Só que mesmo com suas novas amizades e o fato de ter se apaixonado por Mackenzie, Tyler ainda mostrou ter muito interesse em armas, ao praticar tiros escondido em uma floresta, e tendo até mesmo atirado em um corvo. Após admitir que ele vandalizou o campo de beisebol da escola, Tyler acaba indo fazer um tratamento. E enquanto Kevin Porter era demitido, ele entregou uma quantidade de arquivos, alertando a escola de possíveis casos semelhantes aos de Hannah se nada for feito. E o arquivo de Tyler é o que está no topo.

O fim para outros personagens

O final da 2ª temporada de 13 Reasons Why nos deu uma falsa sensação de segurança. Bryce foi condenado por estupro, e apesar de sua sentença ser ridícula, Jessica se mostra satisfeita em conseguir lidar com o episódio traumático. A mãe de Hannah vai até Nova Iorque para realizar os sonhos da filha, Courtney parece lidar melhor com sua sexualidade e Justin aparenta ter se tornado membro permanente da família de Clay. E por falar em um dos protagonistas do show, o discurso que fez na missa em memória de Hannah o fez se livrar do fantasma da amiga, algo que o atormentava.

A vida parecia estar tranquila na Liberty High. Parecia.

As ações de Montgomery

Tyler deixa seu tratamento aparentando estar muito melhor. Não temos grandes pistas, mas parece bem óbvio que ele está se esforçando e realmente parece ter se tornado outra pessoa. Só que quando tudo parecia estar nos eixos, Montgomery apareceu.

Um dos valentões das duas temporadas do show, Montgomery parecia ter Tyler como um de seus alvos. No final da 2ª temporada, o vilão prende Tyler no banheiro e começa a espancá-lo. Além disso, ainda tentou afogá-lo no vaso sanitário e chega a estuprá-lo com o cabo de uma vassoura. Foi um cena triste e chocante de se assistir. E o pior: esse ataque do vilão fez Tyler retornar para o caminho que todos acreditavam estar selado para o personagem na temporada anterior.

A arte imita a vida

Obviamente cheio de raiva e se sentindo rejeitado por tudo e por todos, Tyler coloca sua coleção de armas em seu carro e se dirige para o baile que está acontecendo na escola, com uma única intenção em mente: ele quer vingança, não apenas com Montgomery, mas com todos que estão presentes no evento. Antes, manda uma mensagem para Mackenzie sobre suas intenções, possivelmente como um pedido de ajuda, o que é um indício de que ele não tinha a intenção de realizar o tiroteio. Mackenzie avisa Clay, Jessica e Justin. Clay tenta ir até a direção de Tyler ao invés de avisar toda a escola.

[irp posts=”56039″ name=”Internautas teorizam sobre como será a 2ª temporada de 13 Reasons Why”]

Apesar de ser uma coisa que o protagonista não deveria ter feito, o momento em que Tyler diz a Clay que “não quero que você morra” é bem tocante. Tyler acaba desistindo da ideia e Clay fala uma frase de grande impacto, especialmente se você se lembrar que no mesmo dia que a temporada foi disponibilizada, nove estudantes e um professor morreram em um tiroteio em uma escola no estado do Texas.

No final, Tyler acaba fugindo pouco antes dos policiais chegarem, deixando Clay segurando um de seus rifles, com Jessica e Justin ao seu lado.

Deveria terminar desta forma?

13 Reasons Why não mostrou o tiroteio na escola, mas sim, focou os eventos que fizeram Tyler tomar essa decisão. Suas mensagens para Mackenzie passam a impressão de que apesar de ter planejado o massacre, ele não tinha a intenção de fazer isso. Mas pode não ser o caso. Antes do lançamento, rumores afirmaram que a série foi reeditada para tirar a cena do tiroteio. Muitos imaginaram ser a cena final de Tyler na temporada anterior, mas agora ficou claro que se tratava de um dos finais da 2ª temporada. Mas por conta do tiroteio que aconteceu na Flórida no início do ano, esse final foi mudado. E devido ao novo incidente desse tipo ocorrido na última semana, acabou sendo uma escolha certeira.

Fonte: Screen Rant

VEJA MAIS 13 Reasons Why Lista Listas
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA