GTA Online, lançado pela Rockstar Games, tem sido um sucesso tão estrondoso que acabou levando ao cancelamento de diversos conteúdos adicionais planejados para Grand Theft Auto 5.
Entre os conteúdos descartados estava o DLC conhecido como Agente Trevor, que colocaria o personagem Trevor em uma aventura ao estilo James Bond.
Uma recente entrevista com Joseph Rubino, artista sênior de câmera e cinematógrafo virtual, revelou detalhes interessantes sobre o motivo do cancelamento.
Em uma conversa com o canal SanInPlay no YouTube, Rubino explicou que ele estava diretamente envolvido no desenvolvimento do DLC até que ele foi interrompido.
“Eu era um dos principais editores, artista de câmera e fazia muito do trabalho de segunda unidade no palco,” disse Rubino no vídeo.
“[Depois] dividimos nossas equipes em duas, então eu fiquei no GTA Online e este DLC, do qual Steven Ogg fazia uma parte muito importante, e então parte da equipe foi para Red Dead Redemption 2 no início.”
Segundo Rubino, a decisão de cancelar o DLC Agente Trevor foi diretamente influenciada pelo sucesso financeiro de GTA Online.
“O que aconteceu foi que quando GTA Online saiu, ele se tornou uma grande fonte de receita e as pessoas gostaram tanto que era difícil argumentar que um DLC standalone poderia competir com isso,” afirmou Rubino.
“Acho que olhando para trás agora, eu diria que você provavelmente poderia fazer ambos, mas essa foi uma decisão de negócios que eles tomaram.”
É interessante notar que, de acordo com Rubino, o DLC estava aproximadamente pela metade quando foi cancelado, mas muitos dos seus elementos foram aproveitados no GTA Online.
“Muita coisa acabou sendo incorporada, acredito eu, em iterações posteriores do GTA Online, então não é como se tivessem desperdiçado tudo,” concluiu.
Outros pacotes de atualização para o jogo foram encontrados, provando que GTA V iria ganhar DLCs e conteúdo exclusivo no modo offline.
No entanto, o êxito contínuo e o lucro gerado pelo modo online acabaram desviando o foco da Rockstar para aprimorar ainda mais essa vertente, deixando os planos de expansão do modo offline de lado.
Essa decisão evidencia a influência significativa que o retorno financeiro exerce sobre as direções criativas dentro da indústria dos games, moldando os caminhos que as desenvolvedoras escolhem seguir para satisfazer tanto suas bases de jogadores quanto seus objetivos comerciais.
FONTE: ComicBook
Seja o primeiro a comentar