Opinião: 3 motivos para coroar Parasita com o Oscar de Melhor Filme

Ezequiel Lima

Opinião: 3 motivos para coroar Parasita com o Oscar de Melhor Filme

Parasita, o filme sul-coreano dirigido por Bong Joon Ho, tem sido um dos mais comentados nessa temporada de premiação, já tendo vencido vários prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Para o Oscar 2020, a produção foi indicada a 6 categorias, inclusive a mais importante da noite: Melhor Filme.

Confira 3 motivos que seriam suficientes para agraciar o longa com o Oscar de Melhor Filme:

1. O roteiro de Parasita entrega mais do que você percebe

Ao assistir Parasita, pelo menos no começo, a impressão que fica é a de que se trata apenas de um drama familiar. Conforme a história se desenvolve, o espectador se encontra totalmente imerso em uma densa dramédia com pitadas de suspense.

[irp posts=”88271″ name=”Parasita e mais além: conheça 6 incríveis filmes sul-coreanos”]

Tudo é muito bem desenvolvido no filme: os personagens tem seus dramas complexos e a história, mesmo com várias reviravoltas, não fica confusa. Mesmo depois de acabar, cada vez que você pensa sobre Parasita, ainda consegue encontrar novos pontos que não tinha percebido enquanto assistia.

2. A direção de Bong Joon Ho é precisa

Um dos maiores acertos de Parasita é a direção – não por acaso, o filme também concorre merecidamente à categoria de Melhor Direção no Oscar 2020.

No filme não há exageros ou faltas, é tudo sempre bem dosado, proporcionando uma experiência única. Mesmo quando o filme muda de tom, isso não acontece abruptamente. O diretor Bong Joon Ho sabe como posicionar a câmera e extrair o melhor de cada cena.

[irp posts=”88970″ name=”Oscar 2020: onde e como assistir à cerimônia na televisão e internet”]

3. Seria a 1ª vez que um filme sul-coreano ganha a categoria

Parasita foi o primeiro filme da Coreia do Sul a ser indicado a Melhor Filme e Melhor Filme Internacional (a antiga categoria Melhor Filme Estrangeiro, renomeada em 2020) na história do Oscar. Além disso, o filme também foi o primeiro do país a levar a Palma de Ouro em Cannes.

Hollywood nunca foi a indústria mais inclusiva e com representatividade, mesmo depois do vexame do ‘Oscar So White’ – na edição de 2014 da premiação, apenas pessoas brancas foram indicadas. Além de merecer, a vitória de Parasita seria simbólica, podendo abrir mais portas na indústria e na Academia para filmes de outros países.

**Este texto é uma coluna opinativa e as opiniões de seu autor não refletem, necessariamente, a opinião do EiNerd.

Sobre Parasita

Parasita (2019) é o filme mais recente do diretor sul coreano Boon Jong-ho, que dirigiu títulos como Expresso do Amanhã e Okja. O longa conta a história dos Kim, uma família pobre que mora em um porão e sobrevive à base de pequenos bicos. Um dia, conseguem se tornar empregados de uma rica família após fingirem que são pessoas qualificadas.

O longa sul coreano fez sua estreia no famoso festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou a Palma de Ouro. Desde então, foi exibido em outros festivais e foi bastante elogiado pela crítica, com foco para a direção de Boon Jong-ho e os temas sociais que explora. Muitos já consideram Parasita um dos melhores filmes produzidos na década.

Entre os principais prêmios que Parasita recebeu até o momento, estão o de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro e o de Melhor Elenco no Screen Actors Guild Awards, primeira vez que um longa em língua estrangeira venceu essa categoria.

Parasita também foi indicado a seis categorias no Oscar 2020. É bem provável que vença o prêmio de Melhor Filme Internacional (anteriormente conhecido como Melhor Filme Estrangeiro) e também está concorrendo a Melhor Filme – a principal categoria da premiação.

VEJA MAIS Lista Oscar 2020 Parasita
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA