Mais uma série brasileira está chegando na Netflix. E essa promete ser muito diferente do que costumamos ver nas produções nacionais, apesar de ainda ser familiar. Os Donos do Jogo é uma série de drama e crime que aborda o Jogo do Bicho de uma forma nunca antes vista.
Criada por Heitor Dhalia, Bernardo Barcellos e Bruno Passeri, o roteiro é assinado por Bernardo Barcellos, Mariana Torres, Luciana Pessanha, Rafael Spínola e Rosana Rodini. A série está prevista para estrear na Netflix no dia 29 de outubro de 2025. Nós do Ei Nerd recebemos acesso antecipado aos seus 3 primeiros episódios, e vamos abordar aqui as nossas impressões baseadas neles. Sem spoilers, é claro.
O que é o Jogo do Bicho?
Antes de mais nada, o que é o Jogo do Bicho? Trata-se de uma modalidade ilegal de jogos de apostas. Surgiu em 1892, se tornando ilegal em 1895, e desde então vem sendo trabalhada à margem da lei, através de uma organização bem estruturada. Com o passar dos anos, cresceu a ponto de movimentar muito dinheiro, o que levou a atividades ilegais de corrupção, lavagem de dinheiro e outras atividades.
De certa forma, todo o ecossistema em volta do Jogo do Bicho é o mais próximo que temos atualmente de uma máfia brasileira. E a série Os Donos do Jogo veio com a intenção de trazer justamente essa visão, além de trazer a dramatização que deixa tudo ainda mais interessante.
A ascensão do Profeta
A história principal de Os Donos do Jogo envolve um jovem ambicioso conhecido como Profeta (André Lamoglia) buscando crescer dentro do Jogo do Bicho. Tendo herdado os trabalhos do pai em Campos de Goytacazes, ele decidiu que expandiria seus negócios pro Rio de Janeiro. Mas ele não queria apenas isso, mas também chegar até o topo desses negócios. Ou seja, ele quer fazer parte do que seria um conselho formado pelos homens mais poderosos do Jogo do Bicho, conhecido como A Cúpula.
Para isso, ele começa a sabotar os negócios de um bicheiro novato conhecido como Búfalo (Xamã). Esse seria um ex-lutador que decidiu entrar para os negócios ilegais do Jogo do Bicho ao se casar com Susana Guerra (Giullia Buscacio), a herdeira da prestigiada família Guerra, considerada a mais respeitada dentro do ramo.
Conforme seus planos vão se concretizando, Profeta vai entrando cada vez mais no submundo do Jogo do Bicho. Ao mesmo tempo, ele forma uma aliança inusitada com Mirna Guerra (Mel Maia), que busca crescer nesse ambiente machista dos jogo ilegais. Outra aliada é Leila Fernandez (Juliana Paes), esposa do perigoso bicheiro Galego Fernandez (Chico Diaz), mas que demonstra um interesse pelo garoto.
Uma experiência cinematográfica na sua telinha
Os Donos do Jogo se mostra logo de cara uma experiência diferente pela sua cinematografia. Os ângulos de câmera, a montagem e a trilha sonora, tudo de alta qualidade, digna de ser exibida na tela grande. Particularmente, tivemos a comprovação disso ao ver o primeiro episódio na Premiere a qual o Ei Nerd foi convidado, onde ele foi exibido em um telão que mostrou todo o potencial que essa série teria se fosse um filme exibido nos cinemas.
Porém, enquanto série de TV, o título não decepciona. Cada episódio termina com ganchos que nos animam a querer ver o próximo episódio logo em seguida, incentivando uma maratona.
A ambientação da série é ótima, nos levando a vários ambientes diferentes da cidade do Rio de Janeiro e indo além. Porém, pelo menos por enquanto, a série não se preocupa em dar as localizações exatas de onde na cidade se passam os seus eventos. Por exemplo, a cena de casamento entre Búfalo e Susana se passa nítidamente no Jockey Club, mas isso em nenhum momento é mencionado. Não é necessariamente algo ruim, mas apenas uma curiosidade.
Algo que vale mencionar é como essa série aborda de forma diferente o crime no Rio de Janeiro. Esse tipo de temática é comum em produções ambientadas na Cidade Maravilhosa. Vemos isso em várias produções consagradas como Tropa de Elite, Cidade de Deus, além de diversas outras séries e novelas já lançadas. Mas aqui tem um diferencial. Vemos uma outra faceta do crime. A faceta do crime mais “rebuscado”, organizado. Eles realmente conseguiram trazer uma vibe de máfia para tudo isso. E eles deixam bem claro logo no primeiro episódio, quando temos toda uma vibe “Poderoso Chefão” em toda a sequência do casamento.
Estão chamado Os Donos do Jogo de “o Game of Thrones do Jogo do Bicho”. E isso não está totalmente errado. Temos aqui um verdadeiro jogo de disputa de poder. De um lado, o Profeta buscando seu lugar lá dentro, usando de artifícios frios e calculistas. De outro, Búfalo chegou no topo, e agora busca conquistar o respeito de todos pela sua recém-adquirida posição privilegiada. E claro, temos a trajetória de mulheres como Mirna Guerra e Leila Fernandez, que buscam seus lugares dentro da Cúpula, indo de contramão do ambiente predominantemente masculino e machista que elas vivem.
Todos esses lados, e outros que surgem nesse meio tempo, gera um ambiente de desconfiança, egos e traições que justifica a comparação. Porém, a série consegue trazer tudo isso sem perder suas características únicas enquanto uma produção brasileira.
Uma série que aposta alto
Os Donos do Jogo aposta alto, e por enquanto parece estar apostando certo. Os 3 primeiros episódios da série mostra uma alta qualidade tanto de enredo, como de trama, diálogos, evolução de personagens, e por aí vai. Temos aqui uma abordagem diferente de trabalhar criminalidade e jogos de azar em uma dramaturgia, e só por isso já vale a pena dar uma conferida.
Prepare-se para renovar sua assinatura na Netflix e mergulhar no Jogo do Bicho. É uma aposta sem riscos, pois a qualidade é garantida. Já estamos ansiosos pra ver os próximos episódios.






Seja o primeiro a comentar