‘Os Donos do Jogo’ se inspira em ‘O Poderoso Chefão’? Chico Diaz e Juliana Paes respondem

Cheyna Corrêa (Texto: Vinícius Miranda)

‘Os Donos do Jogo’ se inspira em ‘O Poderoso Chefão’? Chico Diaz e Juliana Paes respondem
Divulgação/Netflix

A série Os Donos do Jogo traz uma abordagem bem diferente não só do crime dentro do Rio de Janeiro, mas também do próprio Jogo do Bicho. A dramaturgia conseguiu trazer uma vibe de máfia, de crime organizado, para esse ambiente. 

E considerando que estamos diante da “máfia brasileira”, é óbvio que podemos encontrar referências a obras com temáticas semelhantes dentro dos seus episódios. Uma delas sendo O Poderoso Chefão, considerado por muitos a maior obra sobre máfia de todos os tempos.

Os Donos do Jogo é inspirado em O Poderoso Chefão?

Nós do Ei Nerd vimos os 3 primeiros episódios e tivemos a chance de entrevistar o elenco da série. Entre eles, entrevistamos Chico Diaz e Juliana Paes, que encarnam o casal Galego e Leila Fernandez. Conversamos com eles sobre as potenciais inspirações em obras como O Poderoso Chefão, principalmente nos baseando em uma determinada cena relacionada a um cavalo de Galego chamado, justamente, de Don Corleone.

Sobre isso, Chico Diaz falou o seguinte:

Não. A homenagem feita foi ao cavalo mesmo. “Don Corleone” é porque é uma referência para o Galego, não pro Chico. Mas é calcado, né? Esse universo todo é calcado. No universo tudo é calcado nessa questão do paralelo possível. Entre essa nossa máfia brasileira, a máfia italiana, o gangster americano… São primos entre si, todos.

Qual o grande paralelo entre a “Máfia do Bicho” e as demais máfias?

Conforme Chico mesmo afirmou, tudo é calcado. Vemos muitas referências visuais na trama de Os Donos do Jogo em relação a não apenas O Poderoso Chefão, mas na temática de máfia em si, que são usadas em diversas outras obras. Juliana Paes aproveitou para comentar sobre o paralelo que existe entre a “máfia do Bicho” e as demais.

Eu acho que, nesse sentido, o grande paralelo que existe entre as máfias que a gente conhece no cinema e na vida real e essa máfia carioca que a gente está inaugurando aqui como um gênero, são as relações familiares. Em toda máfia existe essa questão de pai para filho, dos primos envolvidos. A família toda tá muito envolvida na operação. No entanto, também é muito fácil descartar um membro. Tirar o filho daqui, botar o primo. Tira o primo, bota o tio. Então não existe essa moral. Essa ética familiar fica muito corrompida. Mas ao mesmo tempo é tudo muito dramático. Por que você tira do trono um filho? Ou ‘desintitula’ um chefe de família? Então nesse sentido, essa ficção traz muita dramaticidade pra gente.

Os Donos do Jogo estreia dia 29 de outubro na Netflix.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA