Você por acaso ainda se lembra do filme Os Novos Mutantes? Aquele que deve ser o último filme dos X-Men sob o comando da Fox, já que ela foi comprada pela Disney, já passou por uma série de problemas que fez muita gente se esquecer dele. E afinal de contas, será que ainda vale a pena lançá-lo nos cinemas?
Confira abaixo uma explicação que mostra por que vale e por que não vale a pena lançar Os Novos Mutantes nos cinemas.
Por que NÃO vale a pena
Os Novos Mutantes foi anunciado, de certa forma, ainda em 2015, após Josh Boone ser escolhido para a direção do filme. As gravações tiveram início em abril de 2017 e a previsão inicial de lançamento era 13 de abril de 2018, que seria uma sexta-feira 13, algo que casaria perfeitamente com a temática de terror que foi prometida para esse spin-off dos X-Men.
Um trailer do filme chegou a ser lançado em outubro de 2017 e mostrou um pouco desse terror que foi prometido pela Fox. Só que desde então, as coisas desandaram bastante.
Vamos te relembrar dos vários adiamentos que Os Novos Mutantes sofreu. Primeiro, foi adiado de 13 de abril de 2018 para 22 de fevereiro deste ano. Depois, passou para o atual mês de agosto (mais precisamente, dia 2/08). Só que após a compra da Fox pela Disney, uma nova data de lançamento foi divulgada: 3 de abril de 2020.
Ver um filme sofrer um atraso de praticamente dois anos em sua data de lançamento original parece um claro sinal de que muita coisa está errada, independente do que se trate. Além de passar a impressão de que seus responsáveis não estão nem aí com o longa.
A desculpa dada até o momento é a de que Os Novos Mutantes passaria por algumas regravações para que o filme realmente fique com uma cara de terror, pois a própria produção logo notou que isso não havia sido alcançado pra valer.
Mas por incrível que pareça, desde que essa notícia foi divulgada, essas regravações ainda não aconteceram. E quem confirmou essa informação foi o próprio Simon Kinberg, produtor de longa data dos filmes dos X-Men, que revelou que elas devem ocorrer no final deste ano.
[irp posts=”78790″ name=”Disney estaria decepcionada com Os Novos Mutantes, diz site”]
Sim, as regravações podem não ter acontecido por conta da compra da Fox pela Disney, o que deve ter levantado uma série de incertezas sobre o projeto. Mas de qualquer forma, é muito estranho saber que desde então, nada foi feito com relação ao filme, bem como nenhum tipo de anúncio ou novidade.
Ou seja, não há como negar que algum problema (e quem sabe, dos grandes) pode estar afetando Os Novos Mutantes.
E, claro, isso já preocupa e muitos os fãs, que até viam algum potencial no longa por ter um foco mais voltado ao terror, algo que nunca havia sido explorado anteriormente na franquia. Só que tantos problemas, mesmo que não tenham sido revelados, podem fazer com que quase ninguém decida ir ao cinema assistir ao filme.
Além disso, vale lembrar que os dois filmes mais recentes da franquia, X-Men: Apocalipse e X-Men: Fênix Negra, não foram bem avaliados pela crítica, sendo que o segundo ainda foi um fiasco de bilheteria. Outro fator que pode afugentar o público do cinema.
A própria compra da Fox é outro fator que pode pesar contra Os Novos Mutantes. Afinal, os fãs agora só querem saber mais detalhes sobre como que os X-Men e o Quarteto Fantástico serão parte do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) no futuro e podem ignorar o longa por completo. Esse fator também deve ter complicado bastante a vida de X-Men: Fênix Negra nos cinemas.
E para piorar, some todos esses problemas com a informação de que a Disney estaria decepcionada com o projeto e que já acredita que ele não terá bons números de bilheteria, bem como o rumor de que ele pode ser lançado diretamente no serviço de streaming Disney+. Ou seja, essas são notícias pouco animadoras.
Por que ainda vale a pena SIM
Mas nem tudo parece perdido para Os Novos Mutantes. Ainda existem alguns fatores que podemos citar para mostrar que sim, ainda pode valer a pena lançá-lo nos cinemas.
Com dito anteriormente, o filme tem um foco para o terror, o que é um diferencial em relação a outros títulos da franquia, e até mesmo dentro do gênero de super-heróis, que não costuma abordar esta temática.
E recentemente, dois títulos da franquia X-Men exploraram outros temas e funcionaram muito bem: Logan, com sua temática madura e que lembrava um filme de velho oeste; e Deadpool, com alguns toques extras de violência e as diversas piadas e brincadeiras do mercenário falastrão. Quem sabe, Os Novos Mutantes não pode se beneficiar disso.
Podemos também citar o fator “nostalgia”. Afinal de contas, esse é o último filme dos X-Men que será feito pela Fox antes de os mutantes se tornarem parte do UCM. Quem sempre foi fã da franquia desde o início, mesmo com os vários tombos que ela teve pelo meio do caminho, pode querer ir ao cinema ver o longa, que será uma espécie de despedida.
[irp posts=”78337″ name=”Filme dos X-Men não será feito pela Marvel até a Fase 6? Entenda”]
Outro fator que também pode salvar Os Novos Mutantes é que mesmo com esses problemas aparentes, a Disney pode optar por lançá-lo por já estar em um estágio avançado (afinal, muita coisa já foi gravada). E seria um desrespeito muito grande com toda a equipe de produção e os atores simplesmente descartar todo esse trabalho, sem falar que milhões de dólares seriam jogados no lixo.
Para concluir, se lembra do famoso ditado “não julgue o livro pela capa”? Apesar de todas essas questões, ainda não vimos o filme pronto. E quem sabe, ele não pode ser realmente bom, não é mesmo? Desta forma, a avaliação da crítica, que costuma ser liberada alguns dias antes do lançamento de um filme, será muito importante.
Se ele for bom, muita gente pode até topar ir ao cinema e conferir Os Novos Mutantes. Mas se for ruim, já se prepare para um novo fiasco de bilheteria. Foi mais ou menos o que aconteceu com X-Men: Fênix Negra: as críticas negativas da mídia, com certeza, espantaram o público alguns dias antes de sua estreia.
Agora, apenas nos resta aguardar para saber o que a Disney quer realmente fazer com Os Novos Mutantes. Como ainda resta um bom tempo até seu lançamento nos cinemas, muito coisa pode mudar até lá. Vamos ficar de olho.
Seja o primeiro a comentar