O cineasta Alexander Payne, que concorreu ao Oscar pelo filme Os Rejeitados, está sendo acusado de plágio pelo roteirista Simon Stephenson, responsável pela animação Luca.
- SEMANA DO CONSUMIDOR! Vem aí uma das épocas do ano mais esperadas por quem adora uma economia: clica aqui e já vai conferindo as ofertas! Começou nessa segunda-feira (dia 11 de março).
Segundo a Variety, ele alega que o cineasta copiou a história de Frisco, um roteiro que ele escreveu em 2013.
Stephenson afirmou que Payne teria feito apenas algumas mudanças no roteiro que acompanha a relação de um médico pediatra de meia-idade e um jovem paciente de 15 anos com quem ele fica preso cuidando.
A narrativa é basicamente reproduzida em Os Rejeitados, onde um professor de internato fica preso a um aluno adolescente no Natal.
O roteirista garantiu que esta é uma cópia “descarada” e “esmagadora” de Frisco.
“História, personagens, estrutura, cenas, diálogo, a coisa toda foi copiada. Muitas das cenas mais importantes permanecem inalteradas e e até mesmo visivelmente idênticas em sua disposição na página”, declarou Stephenson, alegando que Payne teve acesso ao texto original entre 2013 e 2019.
Frisco chegou a ser citado numa espécie de premiação chamada ‘Black List’, que trata-se de um estudo dos “melhores roteiros não produzidos” de Hollywood.
Curiosa e ironicamente, o roteirista aponta uma cena que não teria sido copiada de seu roteiro em Os Rejeitados: quando o protagonista comenta sobre uma situação de plágio.
Nenhum dos dois quiseram comentar o assunto com a reportagem da Variety.
Um dos títulos de destaque em 2023, Os Rejeitados chegou a ser indicado como Melhor Filme no Oscar 2024. A atriz Da’Vine Joy Randolph levou a única estatueta do filme pra casa, por Melhor Atriz Coadjuvante.
- SEMANA DO CONSUMIDOR! Vem aí uma das épocas do ano mais esperadas por quem adora uma economia: clica aqui e já vai conferindo as ofertas! Começou nessa segunda-feira (dia 11 de março).
[irp posts=”107186″ name=”Luca: diretor garante que novo filme da Pixar não é sobre romance gay”]
Seja o primeiro a comentar