A temporada de ouro de Hollywood está pegando fogo! Depois de uma noite histórica no Globo de Ouro, onde o Brasil brilhou intensamente com a vitória dupla de O Agente Secreto, a ansiedade agora se volta para o careca dourado mais famoso do mundo. Se você está roendo as unhas para saber se Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura e outros talentos nacionais vão pintar na lista final da Academia, pode marcar no calendário: a espera está quase acabando.
A votação para definir os finalistas da 98ª edição do Oscar já começou e segue a todo vapor nesta semana. Mas a data que realmente importa para nós é o dia 22 de janeiro de 2026. Será nesta quinta-feira que conheceremos, finalmente, quem vai disputar a estatueta. A cerimônia de entrega dos prêmios, aquela festa de gala que a gente ama acompanhar (e comentar no Twitter/X), está marcada para o dia 15 de março, diretamente de Los Angeles.
O Brasil na rota do Oscar
Nunca estivemos tão perto de fazer história novamente. As shortlists (aquelas listas de pré-indicados) divulgadas recentemente confirmaram que o cinema brasileiro está com tudo. O grande destaque, claro, é O Agente Secreto. O longa de Kleber Mendonça Filho não só está vivo na disputa por Melhor Filme Internacional, como também apareceu na pré-lista de Melhor Direção de Elenco (Casting), uma categoria nova que pode consagrar a escolha precisa de atores como Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido.
Mas o time verde e amarelo não para por aí. Petra Costa, que já bateu na trave com Democracia em Vertigem, volta forte com Apocalipse nos Trópicos na disputa por Melhor Documentário. Na mesma categoria, temos Yanuni, uma produção de peso que envolve a cacica Juma Xipaia e ninguém menos que Leonardo DiCaprio, dirigida por Richard Ladkani.
Para fechar o bonde, o curta Amarela, de André Hayato Saito, segue firme na briga em Melhor Curta-metragem Live Action, e o diretor de fotografia Adolpho Veloso foi lembrado por seu trabalho visual deslumbrante em Sonhos de Trem.
O cronograma da glória
Para você não se perder no meio de tantas datas, anote aí o cronograma oficial da Academia para não perder nenhum detalhe:
- Votação dos indicados: De 12 a 16 de janeiro de 2026;
- Anúncio dos indicados: 22 de janeiro de 2026;
- Votação final dos vencedores: De 26 de fevereiro a 5 de março de 2026;
- Cerimônia do Oscar 2026: 15 de março de 2026.
Agora é segurar a torcida e esperar que o dia 22 traga ótimas notícias para o nosso cinema. Será que o Brasil vai em peso para o tapete vermelho este ano?
E você, qual é a sua aposta? Acha que Wagner Moura consegue uma indicação histórica como Melhor Ator? Comente aqui embaixo!




Seja o primeiro a comentar