Com pouco mais de três horas de glamour, a cerimônia do Oscar 2024 aconteceu no último domingo, 10 de março, em Los Angeles (EUA).
- SEMANA DO CONSUMIDOR! Vem aí uma das épocas do ano mais esperadas por quem adora uma economia: clica aqui e já vai conferindo as ofertas! Começou nessa segunda-feira (dia 11 de março).
Apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel, a premiação confirmou muitos dos favoritos do público e da crítica, especialmente nas categorias principais.
Entre as diversas categorias, a de Melhor Direção é sempre uma das mais esperadas e comentadas.
Apesar da disputa acirrada entre diretores aclamados, o anúncio do vencedor concretizou a aposta da maioria ao premiar Christopher Nolan como melhor diretor pelo trabalho no filme Oppenheimer.
A expectativa dos fãs era alta e as intenções de busca anteriores ao dia da premiação serviram como um termômetro de interesse do público.
A Agência Conversion, especialista em pesquisas de dados e SEO, analisou o volume de buscas no Google, em janeiro de 2024, mês de anúncio das indicações, e pôde prever grande parte dos acontecimentos e emoções da noite do Oscar.
Acompanhe a leitura e conheça mais um pouco sobre os indicados à categoria Melhor Direção, quais foram as intenções de busca de cada um no maior buscador do mundo e o que confirmou o favoritismo de Christopher Nolan, diretor de Oppenheimer, pelo público.
Conheça mais sobre os 5 diretores indicados ao Oscar 2024:
Christopher Nolan
Christopher Nolan era um dos favoritos ao prêmio, liderando as intenções de busca no Google, com 110.000 pesquisas.
O diretor britânico foi indicado por seu trabalho em Oppenheimer – que também alcançou o topo do Oscar 2024, consagrado o grande vencedor da noite ao vencer 7 das 13 categorias em que concorreu.
A premiação apenas confirmou o motivo pelo qual o filme ocupou cada poltrona das salas de cinema espalhadas pelo mundo, com a terceira maior bilheteria de 2023.
Além da categoria de Melhor Diretor, o filme sobre o criador da bomba atômica também rendeu o Oscar de melhor ator para Cillian Murphy e de melhor ator coadjuvante para Robert Downey Jr.
Nolan já recebeu duas indicações na mesma categoria e também dirigiu filmes icônicos, como Interestelar, Batman: O Cavaleiro das Trevas, A Origem, entre outros sucessos.
Martin Scorsese
Atualmente com 81 anos, Scorsese acumula o maior número de indicações na categoria da história, tendo sido indicado 10 vezes ao longo de sua carreira. Contudo, só ganhou uma, por Os Infiltrados.
Neste ano, concorreu novamente a melhor diretor por seu trabalho em Assassinos da Lua das Flores.
Outros sucessos, como Taxi Driver e O Lobo de Wall Street, também foram desenvolvidos por ele. As intenções de buscas contabilizaram 90.500 e, apesar de ter sido um número menor que as pesquisas pelo vencedor Nolan, mostrou que uma boa parte do público queria ver Martin conquistando o título mais uma vez.
Entretanto, o filme de Scorsese finalizou a noite sem vencer nenhuma das 10 indicações.
Yorgos Lanthimos
O cineasta grego já foi indicado ao Oscar de direção duas vezes, e desta vez foi por Pobres Criaturas, com Emma Stone – que venceu o Oscar de melhor atriz pelo papel, bem como o Globo de Ouro 2024.
O volume de buscas pelo diretor foi de 40.500. Grandes tramas como O Lagosta, A Favorita e O Sacrifício do Cervo Sagrado, foram dirigidas por ele.
O filme de Lanthimos também foi premiado nas categorias de Melhor Design de Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Maquiagem e Penteados.
Justine Triet
A única mulher entre os indicados, alcançou 22.200 buscas no Google em janeiro.
Indicada pelo filme Anatomia de uma Queda – que conquistou o Globo de Ouro e foi destaque em Cannes 2023 -, ela ficou conhecida por obras que abordam temáticas sociais, como Sibyl.
No Oscar, o filme de Justine levou o prêmio de Melhor Roteiro Original.
Jonathan Glazer
Para completar o seleto grupo de diretores indicados na categoria, o diretor britânico foi indicado por Zona de Interesse, e procurado 8.100 vezes no Google.
Seus trabalhos em Sob a Pele, Sexy Beast e Reencarnação agradaram à crítica e o público.
Assim como Justine Triet, ele foi indicado ao Oscar apenas uma vez. Na premiação, o filme ganhou nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, desbancando A Sociedade da Neve, e melhor som.
- SEMANA DO CONSUMIDOR! Vem aí uma das épocas do ano mais esperadas por quem adora uma economia: clica aqui e já vai conferindo as ofertas! Começou nessa segunda-feira (dia 11 de março).
Seja o primeiro a comentar