Um dos sites mais populares quando o assunto é driblar o paywall era o Outline que, após meses desativado (sem nenhum tipo de anúncio), voltou ao ar totalmente repaginado e oferecendo novas ferramentas.
- Dia dos Pais 2022: presenteie aquele que te inspira! Confira esse guia de presentes para encontrar o presente ideal e o melhor: com ofertas que chegam a 52% de desconto! Clique aqui para conferir.
Você provavelmente já se pegou tentando ler uma matéria e sendo impedido por uma mensagem dizendo que é preciso fazer uma assinatura para ter acesso àquele conteúdo.
Esse é o famoso paywall, termo em inglês que significa “muro de pagamento“. É uma espécie de barreira criada por alguns sites para “obrigar” o leitor a pagar para poder ler o texto disponibilizado ali.
[irp posts=”122916″ name=”Onde foi parar o Outline? Site desaparece sem deixar vestígios”]
Em alguns sites o usuário tem um limite de matérias que podem ser lidas gratuitamente em certo período de tempo. Se ultrapassar esse número, qualquer conteúdo que ele tente acessar estará bloqueado.
Tal ferramenta foi aderida por vários jornais e outros veículos de comunicação online, pois é uma forma interessante de trazer dinheiro aos cofres da empresa.
Sites de jornais, como: Folha de S. Paulo, Estadão, O Globo, The New York Times, The Guardian utilizam o paywall. Entretanto, os internautas mais atentos sabem que existem maneiras de driblar essa ferramenta.
Onde foi parar o Outline?
O Outline era uma dessas ferramentas, porém, infelizmente estava fora do ar desde o início de março de 2022. A notícia boa é que ele voltou!
Sim, basta acessar: outlinetts.com e colar o link da matéria que exige a assinatura no espaço que aparece na página. O site abre, então, uma forma alternativa de ler o conteúdo – sem precisar pagar por ele.
A lógica é a mesma de antes, mas o Outline passou por melhorias e agora agrega novas funcionalidades. Renomeado de OutLine TTS (text-to-speech, ou texto para fala em português), o site agora utiliza Inteligência Artificial (IA) para traduzir o texto e transformá-lo em conteúdo falado.
“OutLine TTS é uma plataforma onde você pode traduzir notícias ou artigos para áudio. OutLine TTS faz uso de Inteligência Artificial para a criação de áudio que soa muito humano e muito fácil de compreender”, diz o novo projeto.
É possível ouvir o conteúdo de uma matéria com uma sonoridade narrativa através do Outline. O procedimento é simples: você só precisa acessar o site, colar o endereço da página que você quer. O próprio site vai fazer uma limpeza na página tirando todo o conteúdo indesejado, como os anúncios etc.
Depois, o texto todo é transformado em áudio. O usuário pode escolher a língua e se o texto será narrado por uma voz feminina ou masculina.
Apesar da melhoria anunciada e divulgação dessa nova ferramenta, a simples função de burlar o paywall tem deixado um pouco a desejar, segundo relatos de internautas.
“A precisão não está das melhores” e a “identificação do texto principal ficou horrível”.
Apesar de o Outline ter sido o mais famoso e popular, existem outras alternativas para driblar o paywall e continuar acessando conteúdos fechados.
Algumas outras plataformas que têm a mesma lógica de funcionamento do Outline e possibilitam que você leia matérias de sites que usam paywall sem precisar pagar já foram indicadas por usuários no Twitter.
https://twitter.com/EscudoCarvalho/status/1499033967189708804
- Dia dos Pais 2022: presenteie aquele que te inspira! Confira esse guia de presentes para encontrar o presente ideal e o melhor: com ofertas que chegam a 52% de desconto! Clique aqui para conferir.
Seja o primeiro a comentar