‘Palestine 36’ é o escolhido da Palestina para representar o país no Oscar 2025

Andre Cananea

‘Palestine 36’ é o escolhido da Palestina para representar o país no Oscar 2025
(Divulgação/MK2 films/Lucky Number)

A Palestina oficializou sua escolha para a disputa do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional: o drama histórico Palestine 36, dirigido por Annemarie Jacir.

Ambientado em 1936, durante a revolta palestina contra o domínio colonial britânico, o longa acompanha Yusuf, um jovem camponês dividido entre sua vida no vilarejo e a crescente tensão política em Jerusalém. O enredo se desenrola em meio a confrontos, repressões britânicas e à chegada de imigrantes judeus que fugiam do antissemitismo na Europa.

O filme terá sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), em 5 de setembro, com uma exibição de gala no fim de semana de abertura.

Elenco estelar

O elenco reúne grandes nomes do cinema e da TV, como Hiam Abbass (Succession), Saleh Bakri (O Caftan Azul), Robert Aramayo (O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder), Billy Howle (The Perfect Couple), Liam Cunningham (Game of Thrones), Dafer L’Abidine (Filhos da Esperança), Yasmine Al-Massri (The Strangers Case), Yumna Marwan, o estreante Karim Daoud Anaya como Yusuf, e o vencedor do Oscar Jeremy Irons (O Apicultor).

Produção internacional

Produzido por Ossama Bawardi, Cat Villiers, Azzam Fakhreddin, Hani Farsi, Nils Åstrand, Olivier Barbier, Nathanaël Karmitz, Katrin Pors e Hamza Ali, Palestine 36 é uma coprodução entre Philistine Films, Autonomous, Corniche Media, MK Productions e Snowglobe.

As filmagens estavam inicialmente previstas para acontecer totalmente na Palestina, mas foram interrompidas após os eventos de 7 de outubro. Parte do projeto foi deslocada para a Jordânia antes de retornar para ser concluída em território palestino.

A diretora

Annemarie Jacir é uma das cineastas palestinas mais prestigiadas da atualidade. Fundadora da Philistine Films, voltada ao apoio do cinema árabe independente, ela já representou a Palestina no Oscar com Sal da Terra (2008), Quando Eu Te Vi (2012) e Wajib (2017).

Os direitos de vendas internacionais estão a cargo da francesa mk2 Films e da Lucky Number. As informações são do Hollywood Reporter.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA