Pan: tudo que você precisa saber sobre a neta de Goku em Dragon Ball

Augusto Ikeda

Pan: tudo que você precisa saber sobre a neta de Goku em Dragon Ball

Ela demorou um pouco para participar da história de Dragon Ball e pode não ter a mesma importância de outros personagens, mas os fãs também não costumam se esquecer dela: estamos falando de Pan.

A personagem é filha do relacionamento de Gohan com Videl, que começou após a saga de Majin Boo em Dragon Ball Z. Como consequência, ela é neta de Goku, Chi Chi e do Mr. Satan, bem como sobrinha de Goten. Por conta de sua herança genética, ela é 3/4 humana e 1/4 saiyajin.

Pan já foi retratada em diferentes épocas de sua vida nos vários trabalhos da franquia e teve um papel de grande destaque em um deles, que divide a opiniões de fãs até hoje.

Abaixo, confira um guia pra você saber tudo a respeito da personagem

Pan: sua personalidade, biografia e poderes em Dragon Ball

Personalidade

Pan-Dragon Ball

A primeira aparição oficial de Pan foi em Dragon Ball Z, onde foi vista já como menina. Ela mostrou ser bem confiante e independente, mas em algumas situações, mostrou ter o comportamento típico de uma criança.

Já em Dragon Ball Super, o outro trabalho oficial da franquia em que apareceu, Pan foi retratada apenas como uma bebê. Ela mostrou ser bastante brincalhona e fácil de distrair, além de sorrir e rir quase o tempo todo.

Mesmo bebê, Pan também mostrou que parece gostar de lutar como seu avô, o que ficou evidente na ocasião em que ela chutou, puxou o cabelo e ainda tentou roubar a espada do Trunks do Futuro.

No entanto, Pan é mais conhecida do público por conta de sua aparição em Dragon Ball GT, que não é considerado um trabalho oficial.

Neste anime, Pan já tinha 10 anos de idade e em muitas ocasiões, mostrou ter um pavio curto, se irritando com facilidade e ainda colocava a culpa de seus problemas nos outros.

Apesar disso, Pan também mostrou ser muito preocupada com o bem estar de sua família. Em GT, ela ainda ficou conhecida por seu estilo tomboy (meninas que preferem usar roupas e possuem um comportamento mais parecido com o de meninos) e gostar de treinar artes marciais, bem ao estilo do seu avô Goku.

Biografia

Pan-Dragon Ball

Pan já conseguiu ter destaque quando ainda estava na barriga de Videl: sem ela, Goku não teria conseguido se transformar no Deus Super Saiyajin para enfrentar Beerus, o que foi retratado no filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses.

Meses mais tarde, já em Dragon Ball Super, Pan nasceu e Videl se tornou uma mãe dedicada a criá-la. Mr. Satan, outro avô da personagem, também mostrou se preocupar bastante com ela.

Por conta de sua personalidade brincalhona, Pan aprontou das suas mesmo ainda bebê, como na vez em que Piccolo teve de tomar conta dela e quando atacou inocentemente o Trunks do Futuro.

Em Dragon Ball Z, Pan apareceu com seus quatro anos e mesmo tão jovem, mostrou ser bastante talentosa com artes marciais por ter treinado com Goku. Isso ficou evidente quando ela conseguiu derrotar um oponente adulto no Torneio de Artes Marciais.

Nos momentos finais de Dragon Ball Z, Pan é vista lutando contra seu tio Goten e aparentemente conseguiu derrotá-lo.

Já em Dragon Ball GT, Pan está com 10 anos de idade. Ela não estava escalada para a viagem pelo universo que tinha o intuito de resgatar as Esferas do Dragão Negras.

No entanto, ela entrou escondida na nave e tomou o lugar de seu tio Goten, partindo para essa jornada ao lado de Goku, que voltou a ser criança, e Trunks do Futuro.

Pan praticamente se transformou em uma segunda protagonista da história e teve uma participação de grande destaque em todas as sagas de GT.

No momentos finais do anime, já com 110 anos de idade, Pan prestigia seu bisneto, Goku Jr., lutando no Torneio de Artes Marciais. De repente, ela avista seu avô Goku, adulto e sem cauda, mas ele desaparece no meio da multidão.

Poderes de Pan

Por conta de sua herança genética, Pan mostrou ser poderosa e mais forte que um humano comum.

Ainda bebê, por exemplo, ela foi capaz de ampliar seu ki após ser sequestrada pela gangue de Pilaf e chegou a voar pelo espaço. Em uma ocasião, também destruiu uma sala de estar.

Como já dissemos acima, no final de Dragon Ball Z, Pan conseguiu derrotar um adulto com dois golpes e até mesmo seu tio Goten, que já era adolescente.

As demonstrações da força de Pan ficaram ainda mais evidentes em GT, já que ela tinha 10 anos de idade. Na saga de Baby, por exemplo, ela conseguiu lutar de igual pra igual com o vilão General Rilldo.

Já na saga de Super 17, ela foi capaz de conter o Androide 20/Doutor Gero, o que deixou impressionado.

Pan também era capaz de usar o famoso Kamehameha da franquia e o Masenko, criado por Piccolo e bastante usado por seu pai na infância. Ela também criou uma técnica chamada Otome no Ikari, em que ela cria duas esferas em cada mão e as junta para fazer um disparo contra seus oponentes.

Pan jamais foi vista com a transformação do Super Saiyajin. Segundo o próprio Akira Toriyama, ela nunca usou a forma por falta de incentivo e, antigamente, o mangaká não tinha ideia de como desenhar uma mulher saiyajin desta maneira.

Como Dragon Ball Super nos apresentou saiyajins mulheres, será que Akira Toriyama dará esse honra para Pan um dia?

Isso é tudo que você precisava saber sobre Pan. Caso queira saber ainda mais detalhes sobre ela, uma opção é visitar a versão em inglês do wiki de Dragon Ball.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo de Dragon Ball, se inscreva no canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.

Mais sobre a Pan no canal do Ei Nerd!:

VEJA MAIS Dragon Ball Pan
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA