Bob Iger, o CEO da Disney, está revelando detalhes interessantes dos bastidores em seu livro. Uma das revelações é sobre o fato de que Pantera Negra e Capitã Marvel quase não saíram, já que o CEO da Marvel na época, Ike Perlmutter, além de alguns outros executivos, tentaram impedir o projeto tocado por Kevin Feige, atual CEO da Marvel Studios, que na época ainda era ligado a sua empresa criadora.
[irp posts=”77828″ name=”Capitã Marvel é mais poderosa que Thor, sugerem diretores de Ultimato”]
No livro, Iger conta que sempre que Feige tentava avançar com os dois projetos, um executivo de Nova York ligado a Perlmutter colocava empecilhos. Uma das justificativas, um tanto racista, dizia que um filme como Pantera Negra jamais daria certo porque historicamente filmes protagonizados por negros não alcançam bons desempenhos na bilheteria mundial.
Cansado da situação, Feige teria conversado pessoalmente com Perlmutter para que a oposição acabasse. Os filmes foram feitos e Capitã Marvel foi um total sucesso de bilheteria, enquanto Pantera Negra é tido como um dos melhores filmes da Marvel e trouxe o primeiro Oscar da franquia.
Atualmente, pela hierarquia da Disney, a Marvel Studios não é mais subordinada à Marvel Entertainment, o que certamente facilitou bastante o trabalho de Kevin Feige.
Sobre a Marvel
Hoje o nome Marvel é sinônimo de super-heróis, mas a caminhada foi longa desde 1939 até os dias atuais. Criada por Martin Goodman ainda como Timely Comics, que depois passaria a se chamar Atlas Comics, a Marvel foi construída tijolo por tijolo pelas mentes de gente como Steve Ditko, Jack Kirby e Stan Lee, que viria a se tornar um símbolo da editora, entre muitos outros.
Desde a década de 60, estabeleceu uma rivalidade na maioria das vezes sadia com a DC, onde é frequente a troca de influências e de artistas. Os heróis da Marvel costumam ter um perfil mais humanizado em relação aos da “Distinta Concorrência”, com nomes como Homem-Aranha, Capitão América, Vingadores, X-Men e uma infinidade de personagens figurando em seu catálogo.
Em 2008, tudo muda com o lançamento do primeiro filme do Homem de Ferro. Não foi a primeira adaptação da Marvel no cinema, mas foi a origem de um projeto extremamente ambicioso que ficou conhecido como Universo Cinematográfico Marvel, a franquia de filmes mais popular da história do cinema.
Desde 2009 a Marvel é controlada pela Disney, que elevou ainda mais o patamar de todas as produções da empresa, desde HQs, passando por filmes, séries e animações.
Seja o primeiro a comentar