A cerimônia de entrega das estatuetas da 91ª edição do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial, foi realizada na noite deste domingo (24). Green Book: O Guia venceu como o melhor filme do ano e Pantera Negra, do Universo Cinematográfico Marvel, se destacou com algumas marcas interessantes, ainda que fora dos prêmios principais.
No total, Pantera Negra somou três estatuetas, uma de melhor design de produção, outra de melhor figurino e mais uma de melhor trilha sonora. Foi a primeira vez que a Marvel, de fato, venceu prêmios no Oscar – em outras ocasiões, chegou a ser indicada, mas não levou.
Outra marca impressionante faz menção a uma das categorias vencidas: a melhor figurino. Ruth E. Carter, responsável pelos trajes de Pantera Negra, foi a primeira mulher negra a ser indicada – e vencer – na categoria.
Os filmes Roma, de Alfonso Cuarón, e A Favorita, de Yorgos Lanthimos, lideravam as indicações com 10 para cada. Porém, embora Roma tenha conquistado o prêmio de Melhor Diretor (Alfonso Cuarón) e A Favorita faturado o de Melhor Atriz (Olivia Colman), a produção de maior destaque foi Bohemian Rhapsody.
A cinebiografia sobre o Queen conquistou quatro prêmios na cerimônia, o melhor resultado, em números. Levou de melhor edição (montagem), mixagem de som, edição de som e o mais esperado, que já era favorito, de melhor ator para Rami Malek.
A cerimônia, que este ano não tem um mestre de cerimônias, começou justamente com um show do Queen, acompanhado do cantor Adam Lambert. O grupo fez uma homenagem ao longa que conta a sua história e a do cantor Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody, que concorre a melhor filme.
https://www.youtube.com/watch?v=XwbCfVEB5EM
Roma, no total, ganhou três. Além de vencer como melhor filme em língua estrangeira, o cineasta Alfonso Cuarón ganhou o prêmio pela fotografia do filme e seu segundo Oscar de melhor diretor. Perdeu roteiro original para Green Book: O Guia, que também ficou com três, após render a Mahershala Ali seu segundo Oscar como ator coadjuvante.
A surpresa da noite foi para o prêmio de melhor atriz. A favorita era Glenn Close, de A Esposa, que estava em sua sétima indicação, sem nunca ter vencido. Mas venceu Olivia Colman, dando o único prêmio ao líder de indicações da noite, A Favorita.
Veja, abaixo, a lista de vencedores do Oscar 2019:
- Melhor Atriz Coadjuvante: Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
- Melhor Documentário: Free Solo
- Melhor Maquiagem: Vice
- Melhor Figurino: Pantera Negra
- Melhor Fotografia: Roma
- Melhor Direção de Arte: Pantera Negra
- Melhor Edição de Som em Filme: Bohemian Rhapsody
- Melhor Filme Estrangeiro: Roma
- Melhor Edição: Bohemian Rhapsody
- Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali (Green Book – O Guia)
- Melhor Filme de Animação: Homem-Aranha no Aranhaverso
- Melhor Curta de Animação: Bao
- Melhor Documentário Curta-Metragem: Absorvendo o Tabu
- Melhor Curta-Metragem: Skin
- Melhores Efeitos Visuais: O Primeiro Homem
- Melhor Roteiro Original: Green Book – O Guia
- Melhor Trilha Sonora Original: Pantera Negra
- Melhor Canção Original: “Shallow” (Nasce Uma Estrela)
- Melhor Roteiro Adaptado: Infiltrado na Klan
- Melhor Ator: Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
- Melhor Atriz: Olivia Colman (A Favorita)
- Melhor Diretor: Alfonso Cuarón (Roma)
- Melhor Filme: Green Book – O Guia
Seja o primeiro a comentar