Wakanda é o país mais avançado tecnologicamente do mundo no universo Marvel. Tudo isso graças ao Vibranium, o metal mais poderoso do mundo, que chegou à Terra através de um asteroide. O objeto caiu justamente próximo de uma tribo africana que daria origem ao país do Pantera Negra, ao explorar todo o potencial do material. Mas de onde no universo ele veio?
Essa foi a pergunta que levou à criação do Império Intergaláctico de Wakanda, conforme mostrado nas HQs do Pantera Negra entre 2018 e 2021, com história de Ta-Nehisi Coates e visual de Daniel Acuña. T’Challa enviou exploradores para seguir o rastro do asteróide e descobrir de onde veio o Vibranium, mas a missão deu muito errado.
Ao chegarem no sistema Vega, os exploradores de Wakanda foram sugados por um vórtice temporal e voltaram 2 mil anos no passado. Presos e sem perspectiva, eles começaram a conquistar planetas próximos e deram origem a um império tecnologicamente avançado, mas com ideais bem diferentes daqueles defendidos pelo país africano na Terra.
O anônimo
Durante a expansão do Império, o guerreiro N’Jadaka ganhou proeminência. Temendo ser derrubado por ele, o imperador da época mandou a variante de Killmonger para uma missão suicida, onde ele foi atacado por forças especiais de Wakanda. O guerreiro conseguiu se fundir com um simbionte, derrotar os soldados e voltar para o planeta Bast, capital do império, onde realmente tomou o poder.
Foi no reinado de N’Jadaka que o T’Challa do “futuro” conseguiu chegar ao Império Intergaláctico de Wakanda. Ao saber de sua presença, o imperador determinou que ele fosse capturado, tivesse suas memórias apagadas e fosse escravizado nas minas de Vibranium, onde ficou conhecido como “o anônimo”.
Wakanda corrompida
T’Challa, ainda sem memória, foi recrutado por um grupo rebelde no interior do império conhecido como Corsários. Eles tinham a intenção de derrubar o governo e acabar com a corrupção, a ganância desenfreada e a escravidão nas cinco galáxias que eram dominadas por Wakanda naquele momento.
Em seu tempo com os rebeldes, T’Challa se deu conta do que essa Wakanda havia se tornado e percebeu que mais do que derrubar o governo, era preciso relembrar a nação de que ela era uma sociedade mais justa e benéfica para todos. Com o apoio rebelde, T’Challa derrota N’Jadaka e assume o trono, agora com a missão de reconstruir o império com base na liberdade e bem-estar para todos.
Marvel Imperial
A saga do Império Intergaláctico de Wakanda serve como prequel para o novo grande evento da Marvel, que vem sendo chamado de Imperial. A premissa é que um Hulk revoltado pela morte do filho, com a ajuda do Império Shi’ar, ataca Wakanda com toda a sua força, já que o império africano é acusado de causar grandes problemas em outros planetas. T’Challa, agora restaurado ao trono do Pantera Negra, deve provar que seu governo é inocente, enquanto encontra o verdadeiro culpado pelos ataques que vêm acontecendo.
Seja o primeiro a comentar