O aplicativo WhatsApp vai passar a limitar, globalmente, o número de vezes que um usuário pode reenviar uma mensagem para cinco contatos ou grupos. A ideia é combater disseminação de informações falsas (fake news) e rumores.
Anteriormente, o usuário do WhatsApp podia reenviar uma mensagem para 20 contatos ou grupos, limite colocado em prática em julho do ano passado. A restrição de cinco reenvios expande uma medida que já existia na Índia em julho de 2018, após fake news e rumores resultarem em assassinatos e tentativas de linchamento. Antes de julho de 2018, o limite praticado no mundo todo era de 250 mensagens.
Agora, se um usuário tenta encaminhar mensagens para um número superior a cinco, surge uma mensagem informando o novo limite. Mesmo sem anúncio oficial, o novo recurso já estava em testes desde dezembro – alguns usuários brasileiros já haviam se deparado com a mudança. Agora, com uma nova atualização do aplicativo, a limitação será colocada em prática – primeiro, para usuários de Android, e, depois, para iOS.
“O WhatsApp foi projetado para mensagens privadas e nosso objetivo é ajudar as pessoas a se conectarem de forma privada com seus entes queridos e com negócios importantes para elas. O tamanho médio dos grupos é de seis pessoas. Durante nosso período de teste, vimos uma redução de 25% no compartilhamento de mensagens encaminhadas no WhatsApp. Acreditamos que este é um número razoável para alcançar amigos próximos e ajudar a evitar abusos”, afirma a empresa.
O WhatsApp, que tem 1,5 bilhão de usuários no mundo todo, está tentando encontrar formas de impedir o uso indevido do aplicativo, em meio a preocupações globais de que a plataforma está sendo usada para disseminar fake news, fotos manipuladas, vídeos fora de contexto e boatos por mensagens de áudio.
Durante as eleições brasileiras, em outubro passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia sugerido à empresa o limite de cinco mensagens como forma de combater a disseminação de notícias falsas. Na mesma época, o serviço derrubou contas suspeitas de dispararem mensagens em massa.
WhatsApp limitará número de vezes que mensagem pode ser encaminhada
Seja o primeiro a comentar