Parasita e mais além: conheça 6 incríveis filmes sul-coreanos

Izabella Aleixo

Parasita e mais além: conheça 6 incríveis filmes sul-coreanos

Se você é um daqueles cinéfilos que gostam e estão sempre ligados nas novidades do cinema, com certeza, já ouviu falar no longa sul-coreano Parasita. Abordando temas polêmicos como a desigualdade social, o filme de Bong Joon Ho arrebentou a barreira da legenda e vem conquistando diversos prêmios, sendo também um forte candidato para o Oscar 2020.

Filmes estrangeiros são dificilmente notados pela Academia. Ao longo de 92 premiações, apenas 11 foram indicados a Melhor Filme – e nenhum venceu. Parasita, no entanto, tem grandes chances. Além dessa indicação, a produção também foi nomeada para Roteiro Original, Melhor Direção, Melhor Filme Estrangeiro, Edição, Design e Produção.

[irp posts=”87946″ name=”Onde e como assistir aos indicados a Melhor Filme no Oscar 2020″]

Até agora, Parasita já levou 207 prêmios dos 361 a que foi indicado, incluindo a Palma de Ouro, do festival de Cannes. Fez história ao receber o SAG Awards de Melhor Elenco de Filme, a maior premiação da noite. O elenco também foi aplaudido de pé por todos os atores Hollywoodianos e presentes na noite. O prêmio reafirma o favoritismo de Parasita ao Oscar.

O longa-metragem consegue trilhar por vários gêneros do cinema, o que torna difícil classificá-lo de fato. Você pode rir, chorar e se assustar sem se perder na trama ou nos gêneros durante as duas horas de filme.

[irp posts=”87809″ name=”Academia anuncia os indicados ao Oscar 2020; confira a lista completa”]

A genialidade de Bong Joon Ho despertou o interesse do ocidente nas produções sul-coreanas, mas se engana quem pensa que Parasita é o único filme bom do país – ou que só de K-Pop vive a Coreia do Sul.

A fama do gênero musical é resultado de mais de 20 anos de investimentos em cultura, que se iniciou em 1998 para espantar a crise econômica que assolou o país. Como resultado, o a Coreia passou de 30º ao 6º colocado no mercado musical. Não é ousado pensar que a indústria de filmes e novelas (‘doramas’) siga o mesmo caminho.

Aqui vai uma lista de 6 filmes para se aprofundar no cinema sul-coreano:

1 – Invasão Zumbi (Train to Busan/부산행)

A Coreia do Sul decreta estado de emergência depois de um vírus desconhecido tomar conta do país, transformando pessoas em zumbis. Um executivo viciado em trabalho (Gong Yoo) e sua filha (Kim Su-an) precisam enfrentar uma viagem infernal para chegarem a Busan, a única cidade segura do vírus. Sua sequência, Train to Busan 2: Peninsula já foi confirmada para 2020.

2 – A Criada (Ahgassi/아가씨)

Durante a ocupação japonesa da Coreia do Sul em 1930, uma jovem chamada Sookee (Kim Tae-ri) é levada para trabalhar para Hideko (Kim Min-hee), que vive isolada ao lado do tio autoritário. No entanto, Sookee esconde um segredo: seu comparsa pretende desposar a jovem Lady Hideko, roubar sua fortuna e prendê-la em um sanatório. Tudo segue de acordo com o plano, até que Sookee começa a simpatizar com Hideko.

3 – Hope (So-won/소원)

O filme conta a história de Im So-won/Hope (Lee Re), uma menina de 8 anos vítima de um brutal abuso sexual. A história é infelizmente baseada em fatos reais, onde a criança e sua família precisam superar danos físicos irreversíveis, um julgamento mal administrado e a comoção midiática que mexeu com a sociedade, obrigando até o presidente a se manifestar.

4 – A Muse (Eungyo/은교)

Um consagrado poeta de 70 anos, Lee Jeokyo (Park Hae-il) se apaixona por uma jovem colegial chamada Eungyo (Kim Go-Eun) e a contrata para um emprego de meio período em sua casa. Conforme vai convivendo com a garota, Jeokyo começa a se ver como jovem e a sonhar em viver com Eungyo, o que não pode fazer em sua condição atual.

Seu jovem e bonito aluno Seo Ji-woo (Kim Mu-yeol), enciumado dessa relação, rouba o livro de seu mestre e o publica. Entretanto, o rapaz não se contenta em roubar apenas a personagem Eungyo.

5 – O Hospedeiro (The Host/Gwoemul/괴물)

Dirigido por Bong Joon Ho, a história conta sobre a família de Hie-bong (Byeon Hee-bong), que trabalha e mora às margens do rio Han. Graças à poluição gerada por indústrias químicas, um monstro emerge das profundezas do rio, sequestra a neta de Hie-bong e ameaça toda a cidade de Seul.

6 – Cidade Fabricada (Fabricated City/조작된 도시)

Kwon Yoo (Ji Chang-wook) é um ex campeão nacional de Taekwondo que passa a maior parte de seu tempo jogando videogame. A vida do rapaz muda quando é acusado por um crime que não cometeu e, com a ajuda de Yeo-wool (Shim Eun-kyung), ele precisará lutar com todas as forças para trazer a verdade à tona e salvar a própria vida.

**Este texto é uma coluna opinativa e as opiniões de seu autor não refletem, necessariamente, a opinião do EiNerd.

VEJA MAIS Oscar 2020 Parasita
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA