‘Peaky Blinders’: O guia completo de todas as temporadas para você chegar pronto ao filme

Cheyna Corrêa

A boina com navalha mais famosa da cultura pop está prestes a voltar para um último ato grandioso. Com o aguardado filme de Peaky Blinders confirmado para estrear em 2026, muitos fãs sentem a necessidade de refrescar a memória sobre a trajetória sangrenta de Thomas Shelby. A saga da família cigana de Birmingham conquistou o mundo com seu estilo impecável, rock and roll anacrônico e tramas políticas complexas.

Para garantir que você não fique perdido quando Cillian Murphy retornar ao papel icônico nas telonas, preparamos um resumo essencial de tudo o que rolou nas seis temporadas da série. Ajeite a gravata, sirva um copo de uísque (ou suco) e confira a escalada de poder dos Shelby.

O início, a máfia e a política

Na 1ª Temporada, somos apresentados a uma Birmingham pós-Primeira Guerra Mundial, suja e perigosa. A trama gira em torno de uma carga de armas roubada que coloca Tommy na mira do Inspetor Campbell e do governo britânico. É aqui que conhecemos Grace, a espiã que rouba o coração do gângster, e vemos a ascensão da família contra o rival Billy Kimber.

A 2ª Temporada expande os negócios para Londres, introduzindo o icônico e imprevisível Alfie Solomons, vivido por Tom Hardy. A tensão aumenta com a máfia italiana local e o retorno de Campbell, culminando na execução do inspetor pelas mãos da Tia Polly e na quase morte de Tommy em um campo aberto.

Já a 3ª Temporada eleva o nível de riqueza e perigo, envolvendo a família com exilados russos e intrigas internacionais. É o ano mais trágico para o protagonista, marcado pela morte de sua esposa Grace logo no início, o que endurece seu coração para sempre. O final é chocante, com Tommy entregando toda a sua família para a polícia para salvar os negócios.

A 4ª Temporada traz a vendetta da máfia italiana de Nova York, liderada por Luca Changretta. O confronto resulta na morte dolorosa de John Shelby, um dos irmãos mais queridos. Para sobreviver, Tommy precisa ser mais esperto que nunca, terminando a temporada com uma vitória estratégica que o leva a ser eleito membro do Parlamento britânico.

A queda, o fascismo e o fim da série

Na 5ª Temporada, a trama salta para a Crise de 1929. Enquanto lida com a perda de fortuna na bolsa de valores, Tommy enfrenta seu inimigo mais intelectual: o fascista Oswald Mosley. A temporada foca na deterioração mental do protagonista e termina com o fracasso de seu plano de assassinato contra Mosley, deixando Tommy à beira do suicídio em um campo enevoado.

Por fim, a 6ª Temporada encerra a série de TV com um tom sombrio e melancólico. Lidamos com a ausência da matriarca Polly Gray (devido ao falecimento da atriz Helen McCrory) e a rivalidade mortal entre Tommy e seu sobrinho Michael. Após descobrir que sua doença terminal era uma farsa plantada por inimigos, Tommy destrói sua mansão, mata Michael e parte montado em um cavalo branco, deixando o passado para trás e abrindo caminho para o filme.

Agora que você relembrou os altos e baixos da gangue, qual temporada é a sua favorita? Conte para a gente nos comentários o que você espera ver no filme em 2026!

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA