Se há uma coisa que faz filmes de quadrinhos particularmente divertidos pros entusiastas do material de origem, é reconhecer personagens ou mesmo nomes cujas histórias são muito mais profundas do que qualquer espectador casual jamais suspeitaria. Batman V Superman continua esta tradição cinematográfica, incluindo personagens de longa data do Universo DC e aqui estão alguns dos mais notáveis. A propósito: alerta spoiler.
Senador Barrows
Há poucas edições na história dos quadrinhos que são tão icônicas quanto Action Comics #1, que, como todo o geek sabe, introduziu o Superman ao mundo. Decididamente menos conhecido é o enredo da primeira história, onde o kryptoniano não enfrenta super-vilões fantasiados, mas luta contra um cara sem poderes chamado Alex Greer. Aqui é onde fica interessante: um dos políticos com quem Greer faz um acordo se chama senador Barrows – personagem interpretado por Dennis North, aquele que recebe as balas na boca pelo Lex Luthor.
Mercy Graves
É extremamente raro que um personagem de quadrinhos nasça numa série animada e, em seguida, apareça nos gibis, mas tal é o caso da Mercedes “Mercy” Graves, que fez sua primeira aparição em Superman: The Animated Series em 1996. Três anos depois, ela apareceu nos quadrinhos de outro super-herói, em Detective Comics #735, no meio de uma história do Batman chamada “Terra de Ninguém”. Nos quadrinhos, Mercy geralmente veste um uniforme de motorista e não age tanto como secretária, mas como uma guarda-costas, o que pode ter sido um pouco frustrante se você esperou que Tao Okamoto fosse chutar traseiros nas telonas.
Anatoli Knyazev
Outro personagem que já incomodou o Batman algumas vezes. No filme, o personagem é simplesmente chamado Anatoli Knyazev, mas nos quadrinhos, Knyazev é mais conhecido como o super-vilão KGBesta, que estreou em Batman #417 em 1988. Os fãs da série animada Liga da Justiça Sem Limites vão lembrar que KGBesta foi um membro da Sociedade Secreta de Super-Vilões e os fãs das séries de tevê modernas reconhecerão Knyazev também como um vilão de Arrow.
Emmet Vale
Quando o diretor Zack Snyder começou as discussões sobre o vilão pra Batman V Superman, a primeira opção foi Metallo, um personagem geralmente referenciado pelo seu subtítulo “O Homem com o Coração de Kryptonita”. No final, Snyder escolheu estragar o filme de outra forma, mas mesmo assim ele conseguiu usar um personagem cuja história faz parecer provável que Metallo ainda possa aparecer. Nos quadrinhos, o professor Emmet Vale é o homem que encontrou um criminoso criticamente ferido chamado John Corben e salvou sua vida através do transplante de cérebro em um corpo robótico alimentado por – você adivinhou – um coração de kryptonita. Dado que Metallo surgiu nos quadrinhos em 1959, já é hora dele aparecer num filme.
Padre Leone
Talvez o personagem mais escapadiço do filme, Leone é o padre que executa o serviço funeral de Clark Kent nos minutos finais do filme, mas ele é uma figura-chave no aclamado arco da história “Pelo Amanhã”, que se desenrolou ao longo das edições #204 à #215 de Superman em 2004 e 2005.
Silas Stone
Você provavelmente verá mais sobre este cavalheiro quando o primeiro filme da Liga da Justiça chegar aos cinemas, mas o vislumbre dele em Batman V Superman – onde é interpretado por Joe Morton – é suficiente pra estabelecê-lo como tendo conexão com o personagem Ciborgue. Na verdade, Silas Stone é o pai de Victor Stone – o nome real do super-herói -, que entrou pela primeira vez no Universo DC em 1980 como membro dos Novos Titãs. Embora o Ciborgue passou por uma série de mudanças ao longo das décadas, uma constante em sua origem é que seu pai foi testemunha da sua transformação de humano a máquina, algo que Zack Snyder claramente decidiu manter.
Oficiais Rucka e Mazzucchelli
Neste caso, os personagens em questão – uma dupla de policiais que aparece por um breve momento – não têm uma história dentro do Universo DC, mas fora. Se isso soa confuso, o que quero dizer é que os agentes Rucka e Mazzucchelli – interpretados por Mason Heidger e Kiff VandenHeuvel – não são personagens da DC, eles são uma maneira de homenagear o escritor de longa data do Batman, Greg Rucka, e o ilustrador de Batman: Ano Um, David Mazzucchelli.
James Harmon – Diretor do Museu
Pra este, eu estou indo com a teoria de que, quando se trata de filmes de quadrinhos e seus nomes de personagens, não existem coincidências, apenas easter eggs. Em World’s Finest Comics #33, lançado em 1948, a história “The 5 Jewels of Doom!” mostra Batman e Robin investigando uma série de assassinatos que acaba por ter sido cometida por um curador de museu chamado James Harmon. É difícil dizer que o personagem é um fundamental no Universo DC, pois ele morre no final da história, mas pra além da probabilidade de que o James Harmon de Batman V Superman seja uma homenagem intencional, há um outro fato interessante: ele é interpretado por Graham Beal, diretor do Instituto de Artes de Detroit.
Seja o primeiro a comentar