Personagens e Cenas que Star Wars Roubou de Outras Franquias

Bernardo Stamato

Personagens e Cenas que Star Wars Roubou de Outras Franquias

Star Wars é o pilar da cultura pop como uma série de filmes clássicos e divertidos, mas – não me leve a mal – ninguém nunca disse que eles eram totalmente originais. E acontece que o nosso amigo George Lucas talvez tenha pego emprestado algumas ideias aqui e ali de outros filmes. Chame de homenagem, se quiser.

A ideia inteira era para ser Flash Gordon

flash gordon

O plano original de George Lucas nos anos 70 não era fazer Star Wars, era fazer Flash Gordon. No entanto, quando não foi capaz de licenciar, ele se inspirou pesadamente em Gordon pra chegar a sua nova ópera espacial. Enquanto Flash Gordon contava com o príncipe e Flash disfarçados como soldados pra entrar na fortaleza do Imperador do mal, Star Wars contou com Han e Luke vestidos como Stormtroopers. E em vez de Ming, o Impiedoso, e seu planeta do mal, Mongo, George Lucas nos apresentou Darth Vader e seu satélite/planeta do mal, a Estrela da Morte.

Flash Gordon e Star Wars ambos incluem uma princesa espacial sexy, um homem-animal grande e peludo, uma cidade nos céus governada por um regente com lealdade duvidosa, batalhas de espaçonaves e até mesmo o texto de abertura rolante.

Darth Vader

Demônios em Luta

De volta em 1938, houve uma pequena série sci-fi chamada Demônios em Luta sobre um grupo de militares que descobrem uma intriga planejada por um vilão chamado de Lightning
pra dominar o mundo com seu armamento à base de eletricidade – e o Lightning matou o pai de um dos fuzileiros, o que torna a luta muito pessoal. Bem, não precisa ser um estudioso pra deduzir que Darth Vader se inspirou em Lightning. O traje icônico de Vader só é uma versão um pouco mais legal do seu antecessor.

C-3PO, R2-D2, Obi-Wan e princesa Amidala

Fortaleza Escondida

Se você não estiver familiarizado com os filmes do diretor japonês Akira Kurosawa, deveria procurar alguns de seus trabalhos no Netflix. Ele é influente e seus filmes são brilhantes. E se você tiver uma chance, procure A Fortaleza Escondida de Kurosawa, que começa com uma dupla de camponeses muito parecidos com C3P0 e R2D2 – que escapam de uma batalha, assim como os droides no início de Star Wars. Mais tarde, ambos os filmes introduzem um general que trabalha pra uma princesa em uma rebelião: Obi-Wan em Star Wars e Rokurota Makabe n’A Fortaleza Escondida. A propósito, o tal general tem assuntos não resolvidos com um antigo rival do passado.

Além disso, encontramos uma princesa que usa uma escrava como isca, muito parecido com Amidala usando sua serva n’A Ameaça Fantasma. E apenas por diversão, Kurosawa usou transições horizontais muito perceptíveis o tempo todo em seu filme, assim como Lucas escolheu fazer com muita frequência ao longo da saga.

A Corrida de Pod

Charlton Heston Ben Hur

Lembra da Corrida de Pod pateta d’A Ameaça Fantasma? Vale a pena dar uma segunda olhada, especialmente se você é fã de Charlton Heston ou daqueles épicos bíblicos clássicos. Perto do final da corrida, quando a tensão está alta entre Sebulba e Anakin, a sequência inteira é quase uma recriação exata da cena de corrida de Ben Hur, quando Messala acidentalmente bloqueia as rodas de Ben Hur, só que neste caso com bigas em vez de motores esquisitos.

Yoda

Horizonte Perdido

O Horizonte Perdido de Frank Capra é o conto de um grupo de sobreviventes de um acidente de avião que se encontram em Shangri-La com os seguidores do misterioso Llama, um sujeito velho e sábio que fala engraçado e é cheio de informações e conhecimento. O lugar é maravilhoso, todo mundo adora e aprende muito. Mas, infelizmente, Llama é muito antigo e depois transmitir a sua sabedoria final, ele deve passar desta vida. Soa um pouco familiar? Na verdade, parece que Yoda foi inspirado no Llama, afinal, ambos têm cenas de morte quase idênticas.

Jabba, o Hutt

Casablanca

Por mais difícil que seja acreditar, a lesma gigante espacial Jabba não é uma criação totalmente original e, de fato, ela foi inspirada por um dos filmes mais clássicos da história de Hollywood. Jabba, como você deve saber, é um senhor do crime intergaláctico a cargo de uma série de manobras ilícitas em toda a República. Escravidão, jogos de azar, contrabando, tudo isso fazia parte do império criminoso de Jabba e tudo isso é refletido em Casablanca, o antro da escória e vilania, onde Humphrey Bogart está determinado a não tomar partido, mesmo que seja um bom rapaz. Soa um pouco como Han Solo, heim?

Jabba, como acontece, é vagamente baseado no Signor Ferrari de Casablanca, o homem gordo e afável que dirige todo o submundo do crime. Ou você acha que os dois usam aquele chapeuzinho por coincidência. Jabba poderia ser mais gordo e mais terrível do que Ferrari, mas como mostra a trilogia, o Hutt já foi muito respeitado e até mesmo apreciado pelo povo de Tatooine, um senhor do crime que todo mundo gostava de ter por perto.

Boba Fett

Clint Eastwood Três Homens em Conflito O Bom, o Mau e o Feio

Já reparou que Boba Fett faria um excelente cowboy? Se não reparou, você pode querer assistir aos filmes de novo e prestar muita atenção à linguagem corporal e movimentos do caçador de recompensas. De acordo com Jeremy Bulloch, o homem dentro da armadura Mandaloriana, ele baseou toda a sua interpretação de Fett no pistoleiro sem nome interpretado por Clint Eastwood em Três Homens em Conflito / O Bom, o Mau e o Feio.

Se você assistir ao filme de velho oeste de Sergio Leone com Boba Fett em mente e Star Wars com Eastwood em mente, verá a mesma conservação de movimento em ambos os personagens: eles se movem devagar, propositadamente e somente quando necessário, como se fossem parte do segundo plano até que precisam entrar em ação. Eles são pessoas legais sob pressão e você provavelmente não quer mexer com qualquer um deles. Jango Fett inclusive guarda sua arma girando no coldre ao estilo Clint clássico.

Cad Bane

Lee Van Cleef Três Homens em Conflito O Bom, o Mau e o Feio

Se você não estiver familiarizado com a série animada The Clone Wars, você pode não estar familiarizado com caçador de recompensas Cad Bane. Mas você não pode fazer referências a Boba Fett e seus laços com Clint Eastwood e depois não mencionar Cad Bane, que literalmente se veste como um cowboy com chapéu de couro e tem seis pistolas e, de acordo com Pablo Hidalgo – um homem por atrás de uma tonelada de histórias de Star Wars – George Lucas especificamente mencionou o personagem Angel Eyes de Lee Van Cleef de Três Homens em Conflito / O Bom, o Mau e o Feio quando estavam criando Cad Bane.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA