Já faz algum tempo que na hora de escolhermos uma linha de celular, levamos bastante em conta a velocidade e disponibilidade do sinal de 3G da empresa a ser contratada. E o mesmo começa a valer para o 4G, que já está praticamente implementado no Brasil.
Uma pesquisa feita pela OpenSignal irá te ajudar na hora de escolher a melhor internet móvel para seu smartphone. Ela avaliou a velocidade e vários outros fatores do sinal 4G das operadoras instaladas no país.
Antes de comentar sobre os números, vale lembrar que o governo e as operadoras fizeram de tudo para que o sinal 4G funcionasse perfeitamente durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Quase seis meses após o fim do evento, a OpenSignal constatou uma melhora no sinal do 4G brasileiro, mas alguns problemas ainda permanecem, como a baixa disponibilidade do sinal LTE (uma das tecnologias de transmissão de dados).
Voltando à pesquisa, a empresa “campeã” foi a Claro, que venceu três das seis categorias analisadas: velocidade de download do 4G, velocidade de download do 3G e velocidade de download no geral. A Oi venceu no desempenho da latência em 4G, a Nextel ganhou na latência em 3G e a Tim foi a líder em disponibilidade do 4G.
A Vivo foi a única empresa avaliada que não conseguiu vencer em nenhum quesito.
Velocidade acima das demais
A Claro ficou bem a frente das demais no quesito velocidade, com registros de 27,45 Mbps no 4G, 3,91 Mbps no 3G e 10,14 Mbps no geral. Para efeito de comparação, na velocidade do 4G, a Vivo ficou em segundo com 21,29 Mbps, a Oi em terceiro com 14,61 Mbps e a Tim em quarto com 12,05 Mbps. A Nextel não foi avaliada pois não oferece o serviço em todo o Brasil.
Com relação a velocidade geral, a ordem é a mesma. Sobre o 3G, a posição dos demais muda um pouco: a Tim fica em segundo, Vivo em terceiro, Oi em quarto e Nextel em quinto lugar.
Outro quesito importante que foi avalidado é a disponibilidade do sinal de 4G. A Tim é a líder, com a Vivo em segundo, Claro em terceiro e Oi em quarto lugar. Mas a OpenSignal lembra que nenhuma das operadoras consegue oferecer consistência em suas conectividades.
Ainda com relação a disponibilidade de sinal, a OpenSignal afirma que o Brasil ainda permanece nas últimas posições da lista global e até mesmo na América do Sul, apesar da velocidade do nosso 4G estar até 2 Mbps acima da média mundial.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Seja o primeiro a comentar