Peter Jackson diz se “Mithril Cut” de ‘O Senhor dos Anéis’ realmente existe

Andre Luiz

Às vésperas de um marco histórico, Peter Jackson esclareceu um dos rumores mais persistentes envolvendo O Senhor dos Anéis. Em 2026, a trilogia completa 25 anos desde a estreia de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, e o diretor comentou publicamente, pela primeira vez, a suposta existência de uma versão ainda mais longa dos filmes, conhecida entre fãs como “Mithril Cut”.

Em entrevista à revista Empire, o cineasta vencedor do Oscar afirmou que não existe uma edição secreta além das versões estendidas já lançadas. Segundo Jackson, o material adicional remanescente não justificaria um novo corte.

“Existem grandes cenas que nunca usamos? A resposta é não.”

Ele completou:

“Há pequenos trechos aqui e ali, eu suponho. Mas se você fizesse um corte estendido-estendido, ou como quer que fosse chamado, seria decepcionante. Seria a versão estendida com apenas alguns segundos a mais aqui e ali; não valeria a pena.”

Rumor surgiu a partir de cenas descartadas

A especulação sobre a chamada “Mithril Cut” ganhou força ao longo dos anos por relatos de cenas nunca exibidas, incluindo uma em que Aragorn e Arwen interagem de forma diferente do que foi mostrado nos filmes.

A roteirista Philippa Boyens, coautora da trilogia, confirmou que esse material existe, mas em quantidade mínima:

“Havia isso, foi em Lothlórien. Mas não é muita coisa. Realmente não é.”

Documentário pode substituir versão inédita

Embora tenha descartado uma nova edição dos filmes, Peter Jackson revelou interesse em produzir um grande documentário sobre os bastidores da trilogia. Segundo ele, há vasto material arquivado que poderia ser utilizado em uma produção desse tipo.

“O material contém tomadas alternativas. Contém erros de gravação. Contém um pouco mais da mecânica de como os filmes foram feitos.”

Jackson também revelou dificuldades para viabilizar o projeto:

“Mas até hoje não consegui convencer [o estúdio], porque obviamente é um grande empreendimento.”

A ideia, segundo ele, seria criar algo que os fãs poderiam chamar de “Mithril Documentary”, em vez de um novo corte dos filmes.

Próximo filme da Terra-média já está em produção

Enquanto isso, o próximo lançamento do universo criado por J.R.R. Tolkien será O Senhor dos Anéis: A Caçada por Gollum, previsto para dezembro de 2027. O longa será dirigido por Andy Serkis, que também retorna ao papel de Gollum.

Philippa Boyens comentou uma visita ao set de captura de movimentos:

“Eu estava no estúdio de captura de movimento e disse ao Andy: ‘Certo, assuma a posição’. Não consigo acreditar como ele é condicionado fisicamente enquanto escalava a estrutura.”

Ela completou em tom descontraído:

“É ridículo. Eu fico pensando: ‘Você não pode começar a envelhecer?’”

Atualmente, a trilogia original de O Senhor dos AnéisA Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei — está disponível no catálogo da HBO Max, enquanto os fãs aguardam novidades sobre o relançamento comemorativo e futuros projetos ambientados na Terra-média.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA