A inusitada vez em que Piu-Piu e Vovó lutaram contra os nazistas

Giovanna Camiotto

A inusitada vez em que Piu-Piu e Vovó lutaram contra os nazistas

O universo de Looney Tunes sempre foi recheado de referências e piadas explícitas, mas talvez o elemento mais inesperado de toda a franquia seja a abordagem ao tema nazismo.

Em um episódio memorável de The Looney Tunes Show, há um flashback da época em que o passarinho amarelo Piu-Piu e a Vovó bateram de frente com os soldados alemães em Paris – cidade, até então, ocupada pelos nazistas.

Se você está se questionando em que raios isso aconteceu sem que pudesse ter percebido, saiba que a história acontece logo na primeira temporada, no episódio 10 intitulado como Solteiros Disponíveis (ou como Eligible Bachelors na gringa).

[irp posts=”41268″ name=”Looney Tunes e outros desenhos clássicos ganham serviço de streaming”]

Tá, mas como isso aconteceu?

A verdade é que a cena em questão passa quase que despercebida mesmo, já que a Vovó só toca nesse assunto após um leilão de caridade para solteirões em que Lola Bunny oferece US$ 100.000 e força o Pernalonga a ter um encontro.

Enquanto isso, a Vovó dá 25 centavos em um lance por Patolino. Deixando geral boquiaberto, a Vovó explica que a ideia é só se aproveitar de Patolino. Calma! Ela só planeja passar o encontro limpando o sótão. Que susto!

O date dos coelhos acaba sendo em Paris depois de grande insistência de Lola, mas Pernalonga fica altamente irritado. Eles só tinham menos de 24 horas juntos e vinte horas seriam só de voo entre ida e vinda.

[irp posts=”104107″ name=”Até o rato Ligeirinho está sendo cancelado na internet; entenda essa treta”]

Nesse ínterim, Patolino e Vovó tão lá só na faxina, respirando pó e xeretando coisa antiga, até que encontram uma foto da Vovó na juventude. Pronto, daqui pra frente é só pano para manga.

A foto deu a Vovó a oportunidade de contar ao Patolino toda a história de quando ela fez parte do Women’s Army Corps – ou seja, parte de um grupo real do exército norte-americanos que realizou missões para as Forças Aliadas no auge da Segunda Guerra Mundial.

[irp posts=”40473″ name=”Looney Tunes e heróis da DC e vão se encontrar nos quadrinhos”]

Piu-Piu salvou a pátria? Cadê ele?

Veja bem, a Vovó revela que – enquanto servia como espiã em Paris – havia recebido a missão de impedir que os alemães conseguissem roubar em massa as obras de valor do Museu do Louvre, mas foi pega tirando foto dos crimes.

Em tentativa de fuga para a Torre Eiffel, Vovó encontra uma espécie de pombo-correio, ou seja, o Piu-Piu.

A ajuda do pássaro é essencial nesse momento, já que ele ajuda a idosa a salvar sua vida, enquanto um Zeppelin de alta potência do Comandante Frankenheimer tenta roubar e desviar a torre para o país alemão.

[irp posts=”86020″ name=”Fifa 20 exclui jogador lendário após saudação nazista em entrevista”]

Vovó e Piu-Piu, então, confrontam diretamente o comandante nazistão dentro do Zeppelin, mas conseguem redirecionar e mudar a roda da aeronave para a França, novamente.

A Vovó afirma que a amizade da vida com Piu-Piu surge a partir dessa trama, além de que o governo francês precisou instalar uma réplica da Torre Eiffel em Paris, já que ela mantém a versão original em segurança, como forma de reconhecimento de seus atos. Loucura, loucura.

Posteriormente, o Frajola questiona a veracidade dos fatos ao Piu-Piu, que confere e confirma toda a história. Então, o gato pergunta a idade do pássaro, que se recusa a revelar.

[irp posts=”64216″ name=”Vovô de 70 anos usa 15 celulares em bicicleta para jogar Pokémon Go”]

Afinal, era necessário meter o Piu-Piu nessa história?

A missão dos dois acaba sendo controversa com a história de outros Looney Tunes da década de 1940, já que vários personagens foram retratados como participando do esforço de guerra, por exemplo: existem curtas que satirizam os poderes do eixo e alguns só serviram para ajudar a vender títulos.

No entanto, ver Piu-Piu e a Vovó combatendo nazistas em forma de desenhos animados pode ser visto como uma parte histórica de Looney Tunes, que se aproveita de fatos questionáveis da época.

Além disso, posiciona a personagem secundária como uma heroína que arrisca a sua própria vida para garantir a segurança de uma identidade nacional francesa que seria destruída pelo exército alemão nazista.

[irp posts=”54985″ name=”Cinema exibe trailer de terror em sessão de Pedro Coelho e gera revolta”]

Desfecho dos coelhos

Mas se você chegou até aqui esperando um desfecho da viagem de Lola Bunny e Pernalonga, podemos te resumir:

Nesse meio tempo, eles chegam a Paris e vão diretamente visitar o Louvre, Lola, então, acredita se tratar de um shopping center. Continuando a viagem, chegam à Torre Eiffel, em que Lola confunde com Stonehenge e se desespera por ainda não estarem apaixonados.

A confusão não para por aí, o casal vai a Versalhes, mas ela chama de Casa Branca. Pernalonga já cansado de corrigir o seu par simplesmente desiste e continua tentando curtir o passeio.

No fim? Bem, não parece ter resolvido grandes coisas, o casal retorna e fica tudo meio que por isso mesmo.

[irp posts=”10859″ name=”Super Pernalonga vs. General Patolino”]

VEJA MAIS Looney Tunes Piu-Piu
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA