A artista Sweet Cicely Daniher decidiu processar a Disney, Pixar e a produtora Kori Rae por conta da van que aparece na animação Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, próximo lançamento do famoso estúdio de animação nos cinemas.
O filme conta da história de dois irmãos elfos chamados Ian e Barley, que decidem enfrentar uma jornada para conhecerem o pai, que faleceu muito cedo. O principal meio de locomoção da dupla é uma van com um desenho de unicórnio em sua lataria.
A artista decidiu entrar com o processo por ser dona de uma van pintada com cores parecidas e que também possui o desenho de um unicórnio, que ela apelidou de “vanicórnio.”
Daniher notou as semelhanças pela primeira vez em 31 de maio de 2019 e já deixou bem clara sua insatisfação em uma postagem no Instagram.
“Então, vocês acham que a Pixar e a Disney roubaram a vanicórnio para Dois Irmãos? Hmmm, não foi legal”, disse a artista.
https://www.instagram.com/p/ByJZIyGhuCW/
Alguns dias mais tarde, em 3 de junho, Daniher afirmou que Kori Rae, produtora de Dois Irmãos, a procurou para pedir desculpas.
Rae admitiu que o visual da van foi aproveitado para o filme após ela ter sido alugada para um evento do estúdio e tentou se explicar: disse que a Pixar não entrou em contato com Daniher por que o filme ainda não tinha um nome oficial na época, e sem esse título, nenhum tipo de acordo poderia ser firmado.
[irp posts=”86024″ name=”Disney divulga novo trailer do filme live-action de Mulan; assista”]
No entanto, a artista não quis nem saber das desculpas dadas pela produtora e decidiu processar Rae, Disney e Pixar por violação de direitos autorais. O processo está em andamento na justiça americana.
O site The Hollywood Reporter, o primeiro a divulgar a notícia, entrou em contato com a Disney a respeito do assunto, mas a empresa ainda não se manifestou.
Seja o primeiro a comentar