Planetas habitáveis

renanralts

Planetas habitáveis


Olá nerds terráqueos e quem sabe nerds-ets que estão nos observando… A princípio…O que é um Exoplaneta? Bem, um planeta extrassolar, outro nome dado, é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso. Acredite…já existem mais de 1.775 exoplanetas detectados. Mas depois de tantas análises científicas, foram detectados 21 desses planetas que poderiam melhor acolher vidas alienígenas em seu habitat. Bem, e desses 21, fizemos uma peneira juntos, é claro, com uma galera de cientistas do mundo inteiro e escolhemos os 10 planetas mais propensos a abrigar vida extraterrestre em todo o universo até hoje. Vamos a eles:

Começamos com o planeta Kepler-186f

Kepler-186f é o primeiro verdadeiramente exoplaneta do tamanho da Terra já encontrado na zona habitável de sua estrela-mãe. Foi descoberto pela sonda Kepler da NASA que orbita uma estrela-anã vermelha a 500 anos-luz da Terra na constelação de Cygnus. O mundo alienígena, é apenas 10 por cento maior do que o nosso próprio planeta e é quase certo que tenha sua superfície toda rochosa. Kepler-186f faz parte de um sistema de cinco planetas, todos com quase o mesmo tamanho da Terra.

Planeta Gliese 581 g

Este planeta é um achado controverso e foi descoberto em 2010, e logo de cara foi considerado o planeta mais semelhante à Terra até hoje. Sendo então o candidato principal para uma vida alienígena. Se confirmado, este mundo rochoso está cerca de 20 anos-luz de distância do nosso Sol, e tem duas a três vezes a massa da Terra. Ele orbita em sua estrela-mãe, Gliese 581, a cada 30 dias, na constelação de Libra e está no 89º sistema solar mais próximo do Sol.

Agora o Planeta Gliese 667 Cc

Outro “Super-Terra”, Gliese 667 Cc também está perto da Terra: cerca de 22 anos-luz de distância, na constelação de Scorpius. O planeta é, pelo menos, 4,5 vezes maior que a Terra, e leva 28 dias para fazer uma órbita em torno da sua estrela-mãe. GJ 667C – a estrela-mãe – é, na verdade, parte de um sistema de três estrelas. A estrela é uma estrela de classe M, anã, com um terço da massa do nosso Sol. O planeta é, até agora, o mais promissor para se encontrar vida semelhante à nossa. E está na zona habitável, com temperatura capaz de abrigar água em estado líquido.

Planeta Kepler-22b

Kepler-22b é maior que a Terra, e orbita uma estrela bastante próxima em tamanho e temperatura do nosso Sol. Kepler-22b tem 2,4 vezes o tamanho da Terra e a produção de luz da estrela de Kepler-22b é cerca de 25% menor que a do Sol. A combinação de uma menor distância de sua estrela e uma menor produção de luz da estrela é consistente com uma temperatura moderada na superfície do planeta. Cientistas estimam que a temperatura média na superfície do planeta seja de aproximadamente 22 ºC. Seu sistema de estrela está a cerca de 600 anos-luz de distância do Sol da Terra, na constelação Cygnus.

O Planeta HD 40307g

HD 40307 g é um Super-Terra, que significa ter massa maior que a Terra e menor que nossos gigantes gasoso conhecidos. Esse planeta tem uma massa 7,1 vezes a massa da Terra. Fica a cerca de 42 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Pictor. É tão perto que os telescópios futuros poderão perscrutar sua superfície. Ele orbita sua estrela-mãe cerca de 90 milhões de km de distância, o que é pouco mais de metade da distância Terra-Sol com 150 milhões de km. O planeta não sofre rotação sincronizada, o que aumenta as chances de ter condições como as da Terra, claro, se for rochoso.

O Planeta HD 85512b

HD 85512b foi anunciado em 2011 como parte de um tesouro de 50 planetas descobertos pelo potentíssimo super telescópio caçador de planetas, HARPS, do Chile. Este planeta tem cerca de 3,6 vezes mais massa que a Terra. Vive cerca de 35 anos-luz de distância do nosso Sol, na constelação de Vela. A temperatura do planeta pode ser quente e muito úmida, variando dos 30 aos 50 graus centígrados. O planeta pode ter uma atmosfera com vapor de água, dióxido de carbono e nitrogênio; e mais…Se tiver uma atmosfera com nuvens, então será mais provável encontrar água, no estado líquido, em sua superfície.

Planeta Tau Ceti e

O candidato planeta Tau Ceti e, foi detectado em dezembro de 2012, e encontra-se a apenas 11,9 anos-luz da Terra. Este mundo é um “Super-Terra”, pelo menos, 4,3 vezes a massa da Terra. Dependendo de sua atmosfera, Tau Ceti e poderia ser um planeta levemente quente adequado para a vida simples, ou um mundo escaldante como Vênus. O planeta tem um período orbital de 168 dias. Se confirmado, será o exoplaneta potencialmente habitável mais perto de nós.

Planeta Gliese 163 c

A massa de Gliese 163c coloca o planeta em uma zona cinzenta. O planeta é sete vezes a massa da Terra, o que poderia torná-lo um grande planeta rochoso ou também um gigante de gás. O planeta extrassolar Gliese 163c gira em torno de sua estrela a cada 26 dias, a uma distância de 50 anos-luz de distância da Terra. Sua estrela-mãe está na constelação de Dorado. Pode abrigar certa forma de vida, mas pensa-se que não haja vida complexa, inteligente, devido às altas temperaturas.

Planeta Gliese 581 d

Pelo menos um estudo supõe que Gliese 581d poderia ter, uma atmosfera de dióxido de carbono. Esse exoplaneta possui cerca de sete vezes mais massa que a Terra, e faz sua orbita em uma estrela anã vermelha. É considerado um planeta irmão do Gliese 581 g, que também, pode ser potencialmente habitável. Com apenas 20 anos-luz de distância do sol, Gliese 581 d está, essencialmente, no quintal da Terra.

Para finalizar o Planeta Tau Ceti f

Tau Ceti f é outro candidato Super-Terra, como seu irmão Tau Ceti e. Assumindo uma atmosfera como a da Terra, a temperatura média da superfície seria de -40ºc, no entanto, se tiver uma atmosfera ainda mais densa, seria capaz de produzir um forte efeito de estufa, e sua temperatura seria muito mais elevada com temperaturas entre 0ºc e 50ºc, sendo capaz de se desenvolver vida complexa. Tau Ceti f é de pelo menos 6,6 vezes a massa da Terra.

Bem nerds…Por enquanto temos essa Terra para cuidarmos bem, mas o negócio tá ficando difícil… a gente podia mandar para esses planetas, alguns caras-de-pau aqui da Terra. O que você acham? Comentem e façam suas perguntas que vamos correr atrás das respostas. Clique em joinha, favoritem o vídeo e se inscrevam em nosso canal. Até a próxima nerds!

Clique acima e se inscreva no canal!

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA