PlayStation 3 surpreende usuários com atualização após 18 anos do lançamento

Gabriel Leyvison

PlayStation 3 surpreende usuários com atualização após 18 anos do lançamento

O PlayStation 3 (PS3), embora descontinuado há anos pela Sony, acaba de receber uma inesperada atualização.

Na última quarta-feira (5), o console recebeu a atualização 4.92, trazendo melhorias importantes, incluindo a atualização das chaves de criptografia para garantir que o console continue a reproduzir discos de Blu-Ray.

A Sony não detalhou todas as melhorias do update, mas informou que ele inclui as tradicionais “melhorias de estabilidade”, além de mudanças nas chaves de criptografia, que são essenciais para garantir que jogos e filmes em mídia física continuem funcionando corretamente.

A atualização tem aproximadamente 200 MB e, segundo a empresa, quem não fizer a instalação pode enfrentar problemas para ler discos.

Embora não confirmado oficialmente, relatos sugerem que a atualização também corrige brechas de segurança que ajudavam a contornar proteções contra pirataria.

Uma das razões pelas quais o PlayStation 3 segue recebendo atualizações, mesmo sem novos jogos, é a necessidade de renovar as chaves de criptografia.

O mesmo processo ocorre com o PlayStation 4 e o PlayStation 5, mas nesses consoles, o processo acontece de forma automática, sem a necessidade de um update de sistema.

Apesar da atualização recente, muitos jogadores se preocupam com a possibilidade de a Sony descontinuar o suporte ao PS3 em algum momento.

Isso pode significar o fim das atualizações para renovação das chaves de criptografia, o que poderia inviabilizar a leitura de discos no console.

O PS3, que deixou de ser fabricado em 2017, vendeu aproximadamente 87,4 milhões de unidades globalmente. Lançado como sucessor do console mais vendido da história da Sony, o PS3 se destacou por seu poder de processamento, mas foi criticado no início devido às dificuldades de programação e ao preço elevado.

A última atualização significativa do sistema foi realizada em 2022, quando a Sony cogitou encerrar as lojas digitais para o PS3 e o PS Vita.

Naquela ocasião, a empresa desativou a criação de contas PSN e a transmissão de jogos para o PS Vita.

Fonte: Adrenaline

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA