Pokémon 25 anos: a história da poderosa franquia da Nintendo

Augusto Ikeda

Pokémon 25 anos: a história da poderosa franquia da Nintendo

Como o tempo passa, não é mesmo? Neste sábado (27), a franquia Pokémon celebra seus 25 anos de idade: foi justamente nesse dia em 1996 que seus primeiros games, Pokémon Red e Blue, foram lançados no Japão.

Não demorou muito para a franquia logo cair no gosto dos japoneses, e em seguida, do mundo inteiro. Muito por conta também do seu igualmente popular anime, protagonizado por Ash Ketchum e seu querido e fiel Pikachu, que se tornou uma espécie de mascote da marca.

Desde então, vários outros produtos relacionados à marca foram lançados, o que fez Pokémon se tornar uma franquia bem sucedida e muito lucrativa.

Para celebrar a ocasião, confira abaixo um guia sobre a história de Pokémon e tudo sobre o seu sucesso.

Pokémon 25 anos: como essa marca se tornou tão poderosa e popular em todo o mundo

O começo

Pokémon-Satoshi Tajiri

Satoshi Tajiri, o criador de Pokémon

O “pai” de Pokémon é Satoshi Tajiri, que teve a primeira ideia de criar o game, ainda com um conceito e nome diferentes, em 1989, graças ao lançamento do Game Boy da Nintendo.

Por conta do acessório Game Link, que permitia a troca de dados entre dois Game Boy, Tajiri passou a imaginar insetos viajando pelo cabo, já que ele tinha o hobby de colecioná-los quando criança.

Assim, junto dos colegas Ken Sugimori e Junichi Masuda, Tajiri fundou o estúdio de games Game Freak, que continua envolvido com os jogos da franquia até hoje.

Tajiri passou algum tempo tentando convencer a Nintendo a comprar sua ideia. Apenas com a ajuda de Shigeru Miyamoto, criador do Mario, que a empresa topou bancar essa empreitada.

Inicialmente, o game se chamaria “Capsule Monsters“, mas por questões de direitos autorais, o nome teve de ser mudado para “Pocket Monsters.

O primeiro game levou seis anos para ser desenvolvido. Satoshi Tajiri foi o diretor, enquanto que Ken Sugimori ficou responsável pelas artes e Junichi Masuda criou a trilha sonora.

Uma rápida curiosidade que vale ser citada é que durante o desenvolvimento, a Game Freak quase declarou falência e cinco empregados chegaram a pedir demissão por conta das condições financeiras do estúdio.

O próprio Satoshi Tajiri chegou a trabalhar muitas horas sem receber um tostão.

O lançamento de Pokémon Red & Blue

Apesar desse contratempo, a Game Freak conseguiu lançar o primeiro game da franquia no Japão em 27 de fevereiro de 1996 para o Game Boy.

Por lá, o game foi lançado nas versões Red e Green. Pouco tempo mais tarde, foi lançada a versão Blue, que era considerada especial.

Inicialmente, as vendas dos jogos foram consideradas apenas modestas. No entanto, um concurso promovido pela revista japonesa CoroCoro ajudou a impulsionar a popularidade dos games, que logo se tornaram febre entre os japoneses.

Ao vir para o ocidente, os games precisaram ser reprogramados quase do zero por conta de alguns problemas. Tanto que só foram lançados nos Estados Unidos em 28 de setembro de 1998. A marca também ganhou o nome de Pokémon, um junção das letras do nome original (“Pocket Monsters”)

Inicialmente, a Nintendo tinha dúvidas se esses jogos fariam sucesso junto ao público ocidental. Tanto que o famoso ex-presidente da empresa, Hiroshi Yamauchi, disse que conquistar os fãs deste lado do mundo seria um “desafio.”

Como sabemos, Yamauchi e sua companhia se equivocaram e Pokémon Red e Blue também caiu no gosto dos ocidentais. Muito também por conta de seu outro produto de destaque.

O lançamento do anime

pokémon

O sucesso de Pokémon no Japão resultou na criação de um anime pouco mais de um ano após o lançamento dos primeiros games.

O primeiro episódio foi ao ar no Japão em 1º de abril de 1997. Seu protagonista é Ash Ketchum (que em japonês, se chama Satoshi, em homenagem ao próprio Satoshi Tajiri), que era baseado em Red, o personagem dos primeiros games.

Como sabemos, ele é um jovem que tem o grande objetivo de se tornar o maior mestre Pokémon do mundo. Em sua jornada, conheceu diversos amigos, mas nunca se separou do seu querido Pikachu.

Podemos dizer que foi o anime quem também ajudou a impulsionar a popularidade da franquia no mundo inteiro. O que também pode ter contribuído bastante é que a animação estreou nos Estados Unidos praticamente na mesma época em que Red e Blue foi lançado no país.

Ao notar o enorme sucesso da animação, a Nintendo não desperdiçou a chance e lançou o game Pokémon Yellow, uma versão de Red e Blue inspirada nos eventos do show.

Desde então, o anime de Pokémon continua em exibição e já ultrapassou a impressionante marca de 1000 episódios lançados recentemente. Suas temporadas até eram inspiradas nos acontecimentos dos games, mas sempre com algumas mudanças e adaptações.

A animação também ficou conhecida por conta de algumas polêmicas. A mais famosa delas, sem sombra de dúvidas, foi o famoso episódio do Porygon, que deixou centenas de crianças japonesas hospitalizadas e fez o anime entrar em um hiato de alguns meses no Japão.

Outros episódios também acabaram banidos ou censurados por conta de alguns temas sensíveis, como racismo e terremotos, que são comuns no Japão.

Mais games e filmes

gigantamax

Todos já sabemos que não parou por aí. Ao longo dos anos, mais games de Pokémon, sejam eles da série principal ou spin-offs, foram lançados.

Após Red e Blue, a Nintendo lançou Pokémon Gold e Silver no ano de 1999. Várias sequências da franquia principal foram lançadas desde então, sendo Pokémon Sword e Shield o lançamento mais recente.

Cada game sempre apresentou aos jogadores um novo continente a ser explorado no mundo Pokémon e uma nova geração de monstrinhos. Até o momento, 898 criaturas diferentes já foram criadas.

Diversos games spin-off também foram lançados com o passar do tempo. Alguns exemplos famosos incluem Pokémon Stadium, Pokémon Puzzle League, Pokémon Snap e Hey You, Pikachu!

Em 2016, foi lançado Pokémon Go, o primeiro game para celulares e de realidade aumentada da franquia. Seu enorme sucesso ajudou a popularizar ainda mais a marca e o jogo ainda conta com muitos jogadores ativos.

Já o anime, que também continuava popular, ganhou seu primeiro filme em 1998: Pokémon O Filme: Mewtwo Contra-Ataca, que fez bastante sucesso e até ganhou um remake lançado recentemente pela Netflix.

Desde então, mais 22 filmes foram lançados nos cinemas.

E também não podemos nos esquecer de Pokémon: Detetive Pikachu, o primeiro filme live-action da franquia, que chegou aos cinemas em 2019. Uma sequência já foi confirmada e deve ser lançada em breve.

Demais produtos de Pokémon

Justamente por conta do seu enorme sucesso, a franquia Pokémon se tornou muito conhecida dentro da cultura pop como um todo e diversos produtos licenciados já foram lançados. Rapidamente, vamos destacar dois deles.

Pouco tempo após o lançamento de Red e Blue, também foi disponibilizado no mercado o Pokémon Trading Card Game, o famoso jogo de cartas da franquia, que possui um sistema batalha semelhante aos dos games.

Esse jogo de cartas pode não ser popular como os games e o anime, mas também conta com seus fãs e algumas de suas cartas podem valer milhões no mercado.

Também não podemos nos esquecer do seu mangá, que é mais conhecido no Japão e adaptou tanto acontecimentos dos games quanto histórias originais.

De qualquer forma, quem já está na casa de seus 30 e poucos anos, com certeza já teve ter comprado algum produto relacionado à franquia, como camisetas, brinquedos e até mesmo cadernos ou lancheiras pra impressionar os colegas de escola.

Para terminar, tamanha popularidade fez Pokémon bater uma marca incrível: é a franquia de mídia e entretenimento mais lucrativa da história, deixando pra trás nomes como Mickey Mouse, Star Wars e o poderoso Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

Acredita-se que a Nintendo já tenha lucrado em torno de 100 bilhões de dólares com ela desde o seu lançamento, o que explica por que a empresa investe tanto na marca.

Foi desta maneira que Pokémon chegou aos seus 25 anos de vida. E considerando que ainda é bastante popular, tem que tudo pra chegar aos 50 e além, não concorda?

Para ficar por dentro de Pokémon e tudo sobre o universo de games, não deixe de acompanhar o canal do EiNerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.

Mais sobre Pokémon no canal do EiNerd!:

VEJA MAIS Pokémon
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA