Antes mesmo de fazer um enorme sucesso no Brasil, o anime de Pokémon se tornou conhecido por aqui por um motivo pouco honroso: o seu famoso episódio banido, que fez centenas de crianças sofrerem ataques epilépticos no Japão. Se você sempre quis conhecer mais a respeito desse capítulo da animação, entenda mais abaixo.
Esse episódio se tratava do 38º da série (que já conta com mais de mil) e se chama, em japonês, “Denno Senshi Porygon” (que podemos traduzir como “Porygon, o Soldado Cibernético”). Ele foi exibido no Japão no dia 16 de dezembro de 1997, uma terça-feira.
Na sua história, Ash, Misty, Brock e Pikachu descobrem que o sistema de transferência de Pokémon de um Centro Pokémon está com defeito. Após um pedido da enfermeira Joy, foram até a casa do responsável por criar o sistema, o Professor Akihabara. Ele disse que a Equipe Rocket roubou seu Porygon e que entrou no sistema para roubarem mais monstrinhos.
O professor acaba enviando os protagonistas para dentro do sistema e eles enfrentam a Equipe Rocket. No entanto, a enfermeira Joy, sem saber que eles estavam no local, enviou um anti-vírus.
Pikachu, então, usa um choque do trovão para destruir os mísseis desse programa anti-vírus, todos fogem do sistema são e salvos e ele volta a funcionar normalmente.
[irp posts=”82423″ name=”Anime de Pokémon faz rara referência ao episódio banido de Porygon; entenda”]
Os ataques epilépticos
Essa cena que acabamos de citar foi a responsável por ter causado o problema. A explosão desses mísseis causada pelo Pikachu resultou em um flash rápido de luzes vermelhas e azuis, que piscavam de forma intensa.
Após essa cena, várias crianças começaram a reclamar de visão borrada, dores de cabeça, tonturas e enjoos. Algumas até sofreram cegueira, ataques epilépticos e convulsões. De acordo com as autoridades, 685 crianças acabaram encaminhadas para hospitais. Boa parte das vítimas se recuperou ainda dentro das ambulâncias, só que em torno de 150 foram hospitalizadas e duas ficaram duas semanas internadas.
A notícia logo se espalhou por todo o Japão e pelo planeta. A TV Tokyo, que exibe o anime de Pokémon até hoje, pediu desculpas pelo ocorrido e a animação só voltou a ser exibida em abril de 1998.
Denno Senshi Porygon acabou sendo banido pela Nintendo (que era dona da marca) e nunca mais foi exibido novamente. Além disso, o Pokémon cibernético e suas evoluções não foram mais mencionados pela atração.
Por conta do ocorrido, desde então, muitos emissoras de TV japonesas sempre colocam um alerta, no início de cada anime, para que as crianças fiquem a uma distância segura da tela e que estejam em um local bem iluminado.
O incidente ainda se tornou alvo de paródias na cultura pop. Animações como Os Simpsons e South Park, por exemplo, já fizeram menção ao ocorrido.
Já existem na internet vídeos que mostram a cena que fez o episódio ser banido para sempre. Caso queira assisti-la, clique aqui. Mas se for fazer isso, recomendamos que você tome bastante cuidado e esteja em um local bem iluminado e a uma certa distância da tela. E por favor, não assista se você tem epilepsia fotossensível.
Seja o primeiro a comentar