Desde o seu lançamento, Pokémon Go se tornou um verdadeiro sucesso e uma febre mundial entre os seus jogadores. Mas além de toda a diversão que o game de realidade aumentada pode proporcionar, ele também está ajudando a salvar vidas em um ponto turístico do Japão.
O rochedo de Tojinbo, localizado no oeste do país, é um ponto turístico conhecido por sua beleza, mas também por ser um notório ponto de suicídio, no qual já foram registradas 150 mortes na última década. Mas as ocorrências diminuíram drasticamente nos meses de agosto e setembro por conta da presença de diversos pokéstops no local, o que atraiu uma enorme quantidade de jogadores.
Yukio Shige, fundador de uma ONG japonesa para a prevenção de suicídios, explica a queda de tais ocorrências em Tojinbo. “Pessoas que consideram a possibilidade de suicídio tendem a ir para locais desertos antes de tomar sua decisão final. Mas, agora, esses locais acabam atraindo jogadores de Pokémon Go”, disse, em entrevista para o jornal Japan Times.
O local, que antes ficava vazio após às 17h, agora é frequentado por diversos jogadores do game até tarde da noite, o que tem justamente coibido as ações de pessoas com tendência suicidas.
O próprio Yukio Shige, que é ex-policial e trabalha há 12 anos com a prevenção de suicídios, disse que conheceu uma pessoa que desistiu de se suicidar no local justamente pela presença de jogadores de Pokémon Go: “Ele disse que o local não tinha a atmosfera certa para se cometer suicídio”, disse.
Por fim, Shige também pediu para a Niantic e a Nintendo que considerem colocar novos pokéstops e realizar eventos do game em outros locais que se tornaram pontos de suicídio, como a floresta de Aokigahara, que fica na base no Monte Fuji.
Pokémon Go está disponível para iOS e Android.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Seja o primeiro a comentar