Pokémon: os melhores jogos feitos pelos fãs da franquia

Augusto Ikeda

Pokémon: os melhores jogos feitos pelos fãs da franquia

Por mais que já tenho sido explorada nas mais diversas mídias, a franquia Pokémon só se tornou o que ela é graças aos seus games, que caíram no gosto dos fãs e continuam populares até hoje.

E por falar em fãs, muitos deles colocaram a criatividade para funcionar e lançaram seus próprios jogos ao longo dos anos.

A maior parte deles apresentou temáticas, mecânicas e elementos diferentes que chamaram a atenção de muitos jogadores ao redor do mundo, como acidentes nucleares, foco na figura do treinador, entre outros.

Assim, confira abaixo os principais games de Pokémon que foram feitos pelos fãs.

8 jogos de destaque da franquia que foram feitos pelo público

Pokémon Godra

Vamos começar a lista com Pokémon Godra. A premissa do game é um pouco diferente: ele coloca mais ênfase na figura do treinador do que nos próprios monstrinhos.

Desta forma, o jogador precisa escolher uma profissão para o treinador, que pode escolher ser militar, guarda da Zona Safari, entre outras carreiras.

O mapa desta versão do jogo também é um pouco diferente e ainda conta com a presença de Pokémon de diversos continentes da franquia.

Pokémon Creepy Black

Se você gosta de ler creepypastas por aí na internet, já deve ter se deparado com uma a respeito de Pokémon Black, uma suposta versão amaldiçoada dos primeiros games da franquia em que você poderia usar um monstrinho macabro chamado Ghost, capaz de matar outras criaturas e até mesmo treinadores.

No final do game, Ghost ainda ataca a versão idosa do jogador, que ao que tudo indica, foi morta por ele. Em seguida, o save do game deixa de existir.

Claro, essa história famosa não impediu os fãs de produzirem uma versão do game baseada na creepypasta, que ganhou o nome de Creepy Black e retrata todos esses supostos acontecimentos.

Pokémon Ash Gray

Não é nenhum coincidência ver o nome de Ash, protagonista do anime da franquia, no título desse game feito por fãs: afinal, o personagem também é o seu protagonista.

Pokémon Ash Gray foi criado a partir do game Fire Red e retrata justamente a jornada de Ash na primeira temporada da animação, que se passa no continente de Kanto. Você começa a jogá-lo com Ash escolhendo Pikachu, conhecendo Brock e Misty e por aí vai.

Ash Grey ainda conta com alguns desafios adicionais e um mapa redesenhado do continente de Kanto.

Pokémon Reborn

Se você sempre quis jogar um game da franquia com uma temática mais sombria, então vale dar uma chance para Pokémon Reborn.

Neste game, a história se passa em Reborn City, uma metrópole tomada pelo crime e poluição. Para a sorte de todos, você é o herói e precisa dar um jeito nessa situação.

Além disso, esse game ainda conta com um ginásio para cada tipo de monstrinho, o que o faz ser consideravelmente longo.

Pokémon Prism

Baseado em Pokémon Crystal, neste game você controla Prism, filho ou filha (você escolhe o gênero) do treinador Lance, integrante da Elite dos Quatro de Kanto.

Após um acidente, Prism vai parar em uma região chamada Naljo, pouco conhecida e obcecada em se industrializar. Seu Pokémon iniciante é um pequeno Lavitar que se perdeu do seu treinador original.

Nesta game, é preciso coletar insígnias de um total de 20 ginásios, espalhados por Naljo e Rijon (onde se passa Pokémon Brown, também criado por fãs e o antecessor de Prism).

Prism contém monstrinhos das quatro primeiras gerações e ainda apresentou minigames e dois tipos novos: gás e som.

Pokémon 3D

Não ache que os games de Pokémon feitos pelos fãs estão restritos apenas ao 2D. Um bom exemplo é Pokémon 3D.

No game, você controla um treinador em primeira pessoa e pode interagir com as versões em 3D dos monstrinhos. Com certeza, é uma maneira pra lá de diferente de jogar um game da franquia.

Considerando que ele até é bem feito, surpreende o fato de ter sido desenvolvido por um pequeno grupo de pessoas.

Pokémon Light Platinum

Esse game dos fãs foi baseado em Pokémon Ruby e é considerado por muitos jogadores um dos mais completos.

Em Light Platinum, o jogador pode explorar várias regiões e capturar inúmeros monstrinhos. Além disso, é possível coletar 16 insígnias de ginásios, competir em duas ligas Pokémon e até mesmo disputar um campeonato mundial.

Com tantos elementos, esse também é outro game que pode te deixar ocupado por bastante tempo.

Pokémon Uranium

Para terminar, não poderíamos nos esquecer de um dos games feito por fãs de Pokémon que mais caiu nas graças do público: estamos falando de Pokémon Uranium. Esse game ficou nove anos em desenvolvimento até ser lançado em 2016.

O título se passa em uma região chamada Tandor. Além de você ter uma jornada como nos demais games, o jogador também precisa desvendar os segredos envolvendo uma explosão nuclear no local.

Por conta disso, o jogador se depara com algumas ocorrências estranhas e alguns monstrinhos afetados pela radiação, o que resultou no surgimento do tipo Nuclear.

Esses são os principais games da franquia feitos pelos fãs. Se algum deles te agradou, não custa você dar um chance, não é verdade? Especialmente se considerarmos seus elementos únicos e inovadores.

Se você gosta de comprar produtos relacionados a Pokémon, não deixe de dar um pulo na loja do Ei Nerd!, que conta com uma camisa e moletom com uma estampa curiosa e inusitada de Jigglypuff.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Pokémon
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA