Uri Geller é um ilusionista israelense que ficou famoso nos anos 70 com supostos truques paranormais. Em 2000, ele processou a franquia Pokémon, da Nintendo, pelo que ele considerou um uso indevido de sua imagem no jogo de cards da série.
Ele se referia ao pokémon Kadabra, que faria referência ao seu número mais famoso, além de ser chamado de “Yungeller” no Japão.
[irp posts=”85722″ name=”10 Pokémon com descrições sombrias e perturbadoras na Pokédex”]
Geller ganhou fama em diversos programas de TV, inclusive no Brasil, onde ensinava a entortar colheres de metal apenas com o poder da mente.
Kadabra é lembrado por segurar uma colher, em uma referência óbvia, além do nome usado para ele no Japão. Isso levou a um processo judicial que impede a Nintendo de fabricar cards do Kadabra desde 2000.
Agora o mágico retirou o processo e se desculpou em sua conta no Twitter, dizendo que não sabia o quanto o pokémon era importante, especialmente para as crianças.
“Eu sinto muito pelo que fiz há 20 anos. Crianças e adultos, estou retirando a proibição. Agora depende da Nintendo para trazer a carta de Kadabra de volta”, disse.
Até o momento, a Nintendo não se pronunciou sobre o assunto.
Sobre Pokémon
Pokémon, a franquia, foi criada por Satoshi Tajiri em 1995 e o primeiro game da série, Pokémon Red e Blue, foi lançado para o Game Boy da Nintendo em 1996.
Este universo é habitado pelas criaturas de mesmo nome, que podem ser capturadas por treinadores e serem treinadas para participarem de batalhas, entre outras coisas.
Vários outros games da série foram lançados desde então, como Pokémon Gold, Silver e Crystal; Ruby, Sapphire e Emerald, FireRed e LeafGreen, Diamond, Pearl e Platinum, entre outros.
Cada título apresentou uma nova geração de monstrinhos para os jogadores por se passarem em continentes diferentes.
Até o momento, já foram criados mais de 800 Pokémon diferentes.
A franquia também conta com um famoso anime, protagonizado por Ash Ketchum e seu querido Pikachu (o monstrinho mais famoso da franquia), que é exibido desde 1997 e já conta com mais de mil episódios.
A franquia também já apareceu em filmes, jogo de cartas, mangás e jogos de tabuleiro.
Pokémon também é considerada a franquia de mídia mais bem sucedida e lucrativa da história, ao arrecadar em torno de US$ 95 bilhões desde o seu lançamento.
Seja o primeiro a comentar