Polêmica em ‘A Odisseia’: filmagens em território disputado no Saara Ocidental geram críticas

Andre Cananea

Polêmica em ‘A Odisseia’: filmagens em território disputado no Saara Ocidental geram críticas

A nova superprodução dirigida por Christopher Nolan, A Odisseia, está no centro de uma controvérsia internacional após filmagens em Dakhla, cidade localizada no Saara Ocidental, região considerada pela ONU como “território não autônomo” desde 1963 e atualmente sob controle do Marrocos.

A escolha de Dakhla como uma das locações gerou protestos de organizações como o Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental (FiSahara), que opera nos campos de refugiados saharauis na Argélia. Em comunicado divulgado nesta semana, o festival pediu a Nolan e à Universal Pictures que interrompam imediatamente as gravações na região.

De acordo com a organização:

Dakhla não é apenas um cenário cinematográfico com dunas deslumbrantes. É uma cidade ocupada e militarizada onde a população indígena saharaui sofre repressão brutal pelas forças de ocupação marroquinas.

O FiSahara também denunciou que a presença de grandes produções em território ocupado legitima, ainda que de forma involuntária, a política de anexação cultural promovida por Marrocos. O governo marroquino, segundo a entidade, financia festivais e produções que retratam o Saara Ocidental como parte de seu território, enquanto cineastas saharauis enfrentam perseguição para contar suas próprias histórias.

Apesar de o Reino Unido e os Estados Unidos terem reconhecido recentemente as reivindicações marroquinas sobre o Saara Ocidental, a ONU e diversas organizações internacionais mantêm a posição de que se trata de uma disputa em aberto, com o direito à autodeterminação do povo saharaui ainda não respeitado.

FiSahara destacou ainda que espera que o diretor britânico reconsidere a decisão diante da gravidade da situação. “Temos certeza de que, ao compreenderem completamente as implicações de filmar em um território onde os povos indígenas não podem nem contar suas próprias histórias, Nolan e sua equipe ficariam horrorizados.”

Produzido pela Universal e com estreia marcada para 17 de julho de 2026 em IMAX, A Odisseia adapta o épico de Homero, com Matt Damon no papel de Odisseu, além de um elenco estrelado por Zendaya, Tom Holland, Anne Hathaway, Lupita Nyong’o, Robert Pattinson, entre outros. As filmagens também ocorrem na Itália, Irlanda e Escócia.

Até o momento, nem o diretor nem o estúdio se manifestaram oficialmente sobre a polêmica. As informações são do portal Deadline.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA