A franquia Patlabor ganhou vida com uma unidade completa de mechas de patrulha criada pela polícia japonesa.
Enquanto fãs de mecha nos Estados Unidos podem estar mais familiarizados com séries como Mobile Suit Gundam, a franquia Patlabor também possui seu próprio legado de sucesso.
Iniciada como um mangá original de Headgear na Weekly Shonen Sunday da Shogakukan no final dos anos 1980, a franquia gerou uma longa série de anime, sequências, filmes e muito mais. Agora, ela inclui recriações em tamanho real de suas unidades mecha centrais.
Na série, os Patlabors são unidades de patrulha projetadas para lidar com crimes envolvendo mechas. A Polícia da Prefeitura de Ibaraki, no Japão, realmente ajudou a construir uma Ingram AV-98 em tamanho real, diretamente da série. Mostrando o mecha em suas redes sociais oficiais, a polícia compartilhou a seguinte mensagem: “Polícia da Prefeitura de Ibaraki x Polícia Móvel Patlabor. Para proteger a segurança e a tranquilidade dos cidadãos da prefeitura, realizamos várias atividades policiais, como prevenção ao crime e segurança no trânsito, usando habilidades de aplicação da lei tão fortes quanto a Ingram.”
Essa iniciativa é uma atração divertida para os fãs do mangá e anime original. A franquia Patlabor lançou diversos shows de anime, filmes, videogames e mais ao longo das décadas desde seu lançamento, mas, infelizmente, grande parte desse conteúdo não está disponível para streaming nos Estados Unidos. Alguns filmes e séries de TV estão disponíveis em edições limitadas em Blu-ray e DVD, mas não é exatamente fácil encontrá-los para assistir imediatamente.
A franquia Patlabor é descrita da seguinte maneira: “No futuro, a robótica avançada criou robôs pesados (‘labors’) para uso em uma variedade de funções: construção, combate a incêndios, militar, e mais. No entanto, embora os robôs sejam apenas máquinas, seus operadores são humanos—e humanos às vezes se voltam para o crime. Como uma unidade de labor pesado pode ser uma arma perigosa, a polícia do futuro está pronta para combater fogo com fogo, usando unidades avançadas de patrulha, os ‘patlabors’. Esta é a história da Segunda Divisão de Veículos Especiais, uma equipe heterogênea de policiais patlabor que fazem o melhor para combater o crime e viver uma vida normal.”
A adoção desses robôs pela polícia japonesa não só fortalece a aplicação da lei, mas também aproxima a ficção da realidade, proporcionando uma experiência única tanto para os fãs de mecha quanto para os cidadãos locais.
Seja o primeiro a comentar