Por isso que xadrez é um eSport: o escorregão que custou 5 dígitos em dólares na Esports World Cup 2025!

Cheyna Corrêa

Por isso que xadrez é um eSport: o escorregão que custou 5 dígitos em dólares na Esports World Cup 2025!

por Eron “RonyyY” Barbosa

 Imaginou perder mais de U$10 mil dólares só fazendo 5 movimentos em um campeonato? Jan-Krzysztof Duda da Cracóvia, um legítimo grão-mestre em Xadrez, passou por isso na Esports World Cup 2025. Na quarta-feira (30), o jogador competiu contra outro grão-mestre, Nodirbek Abdusattorov.

Os jogadores se enfrentaram na fase de grupos da copa, e depois de terem empatado duas vezes, entraram em uma partida conhecida como Armageddon, onde outro empate daria a vitória para o jogador com as peças brancas, porém o jogador com as peças pretas tem mais tempo para pensar em jogadas.

É uma troca de tempo, afinal,as regras de Armageddon só acontecem em jogos de Xadrez Rápido ou Xadrez Blizz, e essa é a forma definitiva de descobrir quem é o melhor jogador naquele dia.

O problema é que, segundo Duda, durante a 5ª jogada dele no Armageddon, houve um leve erro de clique que fez com que uma peça não desejada andasse. Aquilo, para Duda, foi tudo o que precisava para decidir o jogo contra ele.

Acredito até que essa é uma prova concreta de que o Xadrez é, sem sombra de dúvidas, um eSport. Pode até não existir uma necessidade mecânica como League of Legends, Street Fighter 6 ou Tetris, mas um único erro pode ser fatal para a partida inteira.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA