Por que a Pixar usa tanto o código A113 em seus filmes e easter eggs?

Augusto Ikeda

Por que a Pixar usa tanto o código A113 em seus filmes e easter eggs?

Os filmes produzidos pela Pixar, além de sua excelente qualidade, também estão recheados de easter eggs. Um bom exemplo é o carro de entrega da Pizza Planet que já apareceu em vários títulos da empresa. E se você é um fã atento a isso, também já deve ter percebido a presença do código A113 em muitos longas.

Ele está presente nos filmes da empresa desde Toy Story lançado em 1995, e apareceu pela primeira vez na placa do carro da mãe de Andy. O A113 também fez diversas aparições em outros títulos: em uma caixa de papelão em Vida de Inseto, como um código de comando do vilão Auto de Wall-E, em uma câmera fotográfica em Procurando Nemo e até mesmo cravado em uma porta de madeira em Valente, entre várias outras aparições.

A primeira aparição do A113, em Toy Story

Mas por que a Pixar utiliza tanto o código A113 nos seus filmes?

O motivo é muito simples. John Lasseter, um dos executivos da empresa (que deixou recente o posto de chefe criativo da empresa), e Brad Bird, que já dirigiu alguns filmes da empresa, estudaram na California Institute of Arts, uma das faculdades artes mais importantes dos Estados Unidos. E eles tiveram parte de suas aulas no início do curso em um sala chamada justamente de A113.

As aparições do código nos filmes da empresa se tratam de um easter egg em homenagem à sala em que eles aprenderam tudo que o que sabem a respeito de animação.

[irp posts=”55922″ name=”Pixar lança trailer em estilo retrô para Os Incríveis 2; assista”]

E muitos outros nomes famosos da animação também estudaram na universidade, como Tim Burton, Stephen Hillenburg (criador do Bob Esponja), John Musker, Andrew Stanton (que também trabalha na Pixar) e Butch Hartman, por exemplo.

Muito por conta desse costume da Pixar, outros filmes e séries de também também começaram a usar o easter egg do código A113, como Os Simpsons, Uma Família da Pesada e American Dad!

A sala A113 ainda existe e é utilizada pelos alunos do primeiro ano do curso de design gráfico da universidade.

VEJA MAIS A113 Atemporal Pixar
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA