Por Cheyna Corrêa
Para muitos que começaram a acompanhar Dragon Ball a partir de Dragon Ball Z ou Dragon Ball Super, pode parecer que Goku sempre teve a habilidade de voar. No entanto, ele só aprendeu essa técnica conforme foi amadurecendo e nem imaginava, no começo, que pudesse fazer isso.
Goku antes de aprender a voar
No Dragon Ball Clássico, Goku não sabia voar e usava outros métodos para se deslocar. Um dos momentos mais marcantes aconteceu durante sua luta contra Piccolo Daimaoh. Naquele combate, ele usou um Kamehameha como um impulso para se projetar pelo ar e, assim, finalizar a batalha.
Depois desse episódio, a história teve uma pausa até Goku iniciar seu treinamento com Kamisama. Quando retornou, com um visual mais maduro, ele já dominava a nova habilidade: o voo.
O primeiro momento em que Goku domina o voo
Goku demonstrou o domínio do voo pela primeira vez durante sua luta contra Tenshinhan, no Torneio de Artes Marciais. Nesta ocasião, ele não só flutuou, mas também controlou seus movimentos no ar com maestria.
O impacto do voo na jornada de Goku
Mesmo depois de aprender a voar, Goku dependia, inicialmente, da Nuvem Voadora, pois essa técnica exigia muito Ki. No início de Dragon Ball Z, ele ainda usava a nuvem; só a abandonou depois de enfrentar Vegeta e Nappa, quando seu poder já era suficiente para sustentar o voo sem dificuldades.
Vale destacar que o controle do Ki para voar não é exclusivo dos Saiyajins. Humanos também podem aprender esta técnica, como vimos quando Gohan ensinou Videl e Goten a flutuar e voar.
Agora que você sabe como e quando Goku aprendeu essa habilidade, acha que o domínio do voo foi uma das maiores evoluções da franquia?
Seja o primeiro a comentar