Não é preciso ser o maior fã do Homem-Aranha para lembrar que J. Jonah Jameson, chefe do Clarim Diário e patrão do próprio Peter Parker, odeia o herói como poucos. Ele aproveita seu poder como editor chefe de seu jornal e sempre rotula nosso amigo da vizinhança como uma ameaça para a sociedade e um criminoso mascarado.
Mas afinal, por que J. Jonah Jameson odeia tanto o Homem-Aranha?
Logo na primeira edição do quadrinho do herói, o editor chefe do Clarim Diário já demonstrava seu ódio pelo personagem. Ele afirmava que o Homem-Aranha era um fora da lei que poderia ser uma má influência para crianças. E que os Estados Unidos deveriam respeitar seus verdadeiros heróis, como seu filho, o astronauta John Jameson, e não uma pessoa que sequer revelou sua identidade verdadeira e usa uma máscara para esconder seu rosto.
O ódio de Jameson pelo Homem-Aranha era nítido desde a primeira vez em que ele apareceu nos quadrinhos. E pra se ter um ideia da “birra” que ele possui com Peter Parker, encontrou uma forma de criticar e sujar a imagem do herói mesmo após ele salvar a vida de seu próprio filho.
Algumas edições depois, Stan Lee e Steve Ditko encontraram uma forma de explicar o ódio infinito da Jameson pelo herói. Jameson admitiu para si próprio que o odeia por inveja, já que o Homem-Aranha arrisca sua vida sem cobrar nada de ninguém, enquanto que ele pensa apenas em lucro com o seu jornal e que gostaria de ser uma pessoa igual ao herói.
Mas como se trata do universo dos quadrinhos, várias explicações surgiram com o passar dos anos. Mary Jane, por exemplo, já lançou uma teoria para Peter: Jameson não gosta do herói por ele, teoricamente, quebrar diversas regras, enquanto que o Capitão América, que é venerado pelo editor do Clarim Diário, luta ao lado do governo e respeita as leis.
[irp posts=”58213″ name=”Co-criador do Homem-Aranha, Steve Ditko morre aos 90 anos”]
Outras explicações incluem um padrasto de Jameson, que era abusivo e se considerava um herói de guerra (o que fez o personagem detestar aqueles que se consideravam heróis), a morte de sua esposa nas mãos de um mascarado (o que foi abordado na série de TV dos anos 90) e até mesmo o fato de ter visto seu filho ser substituído em um programa de entrevistas pelo Homem-Aranha.
Sim, existem muitas explicações para o ódio de J. Jonah Jameson contra o herói. Mas se você é aquele fã que acredita que a palavra do criador é a que deve ser levada em conta (no caso, Stan Lee e Steve Ditko), então a explicação mais provável é ou a inveja que sente pelo herói ou o fato de que ele não confia em pessoas mascaradas e acredita que elas são uma má influência.
Esse ponto, inclusive, até ajuda a explicar por que ele já tentou desmascarar o herói diversas vezes, como já foi abordado em inúmeras ocasiões.
Seja o primeiro a comentar