Por que L e Light, do filme de Death Note, não são asiáticos?

Igor Miranda

Por que L e Light, do filme de Death Note, não são asiáticos?

O filme live-action de Death Note, adaptação produzida pela Netflix para o mangá e anime de mesmo nome, causou polêmica logo quando foi anunciado. Na ocasião, foi revelado o elenco do longa e dois atores causaram controvérsia: Lakeith Stanfield, que fez L, e Nat Wolff, que interpretou Light.

A polêmica não tem a ver com o trabalho dos atores, mas, sim, com suas origens não-asiáticas. Nat Wolff, intérprete de Light, é caucasiano. Já Lakeith Stanfield, que faz L, é negro – apesar da controvérsia, o personagem originalmente é britânico e não tem raízes asiáticas.

Por que os atores escolhidos para os papéis não são asiáticos? Um dos produtores do filme, Masi Oka, colocou fim ao mistério ao explicar o motivo, em entrevista ao BuzzFeed.

O profissional disse que, simplesmente, não foram encontrados atores asiáticos que preenchessem o perfil requisitado. “Fizemos uma extensa pesquisa, mas não conseguimos encontrar nenhum ator asiático que falasse inglês perfeito”, disse.

A declaração gerou ainda mais polêmica e Masi Oka precisou se retratar posteriormente. “Eu quis dizer atores que realmente nasceram na Ásia. Ao mesmo tempo, imaginei que as pessoas entenderiam que ao sair do Japão e fazendo um filme nos EUA ele se tornaria mais global”, afirmou, algum tempo depois.

Sobre o filme Death Note

O longa live-action de Death Note estreia na Netflix no próximo dia 25 de agosto. Além da direção de Adam Wingard, que trabalhou em obras como O Hóspede, o roteiro está por conta de Jeremy Slater, que trabalhou em O Quarteto Fantástico.

Para ter maior inserção no mercado, especialmente dos Estados Unidos, os personagens tiveram mudanças de nome – por exemplo, o já mencionado protagonista Light Yagami passará a se chamar Light Turner e seu pai, originalmente Soichiro Yagami, será James Turner.

Além de Nat Wolff, o elenco do longa conta com as participações de Margaret Qualley (Mia Sutton), Keith Stanfield (L), Paul Nakauchi (Watari) e Shea Whigham (James Turner/Soichiro Yagami). Willem Dafoe será o responsável pela voz do shinigami (deus da morte) Ryuk, um dos personagens mais importantes da série.

– Veja também: Primeiras reações ao filme de Death Note são bem negativas

Confira a sinopse oficial do filme:

“Em 2016, dez anos após os acontecimentos dos filmes anteriores, a sociedade sofre com o ciberterrorismo. O Death Note é um caderno sobrenatural que concede ao seu usuário o poder de matar simplesmente escrevendo o nome de uma pessoa em suas páginas. Seis Death Notes diferentes caem para o mundo humano, sendo essa quantidade o número máximo de cadernos que podem existir ao mesmo tempo. Em meio a isso, dois novos indivíduos, herdeiros do DNA de Light Yagami e de L, começam um jogo mortal de gato e rato mais uma vez.”

VEJA MAIS Death Note
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA