A série de filmes Transformers, em live-action, está em andamento desde 2007, com sua entrada mais recente lançada nos cinemas em 2023. A maioria desses filmes foi dirigida por Michael Bay, e a série como um todo tornou-se sinônimo de seu estilo. Apesar disso, ele atuou apenas como produtor nas duas últimas entradas da franquia e não dirige um filme de Transformers desde 2017. No entanto, a série ainda continua nos cinemas, com um crossover planejado com G.I. Joe em desenvolvimento.
O principal motivo pelo qual Michael Bay se afastou da série é que ele trabalhou nela por mais tempo do que pretendia. Além disso, a percepção geralmente negativa dos filmes também foi um fator, com essa reputação melhorando uma vez que ele deixou a cadeira de diretor. Agora, a marca Transformers como um todo está se afastando da influência dos filmes de Michael Bay, com o primeiro desses filmes se aproximando de seu 20º aniversário e a marca como um todo comemorando seu 40º aniversário.
Um ano após o lançamento de Transformers: O Último Cavaleiro, o público viu um filme de Transformers muito diferente na forma de Bumblebee, que se concentrou no icônico Autobot titular. Este filme pretendia ser um prelúdio que mostrava a primeira viagem de Bumblebee à Terra. Ambientado nos anos 1980, ele viu o Autobot amarelo assumir sua forma clássica de Volkswagen Beetle, fazer amizade com uma jovem chamada Charlie e enfrentar Decepticons que o caçavam. Bumblebee focou muito mais no desenvolvimento de personagens, e foi considerado por fãs e críticos como talvez o único filme realmente bom da série.
Desde que deixou de dirigir os filmes de Transformers em 2017, Michael Bay ainda teve muito trabalho. Em 2018, ele dirigiu o filme de ação da Netflix 6 Underground, estrelado pelo popular ator de Deadpool, Ryan Reynolds. Seu filme mais recente foi o thriller Ambulância, que foi um remake de um filme dinamarquês de 2005. Embora tenha tido um desempenho abaixo do esperado (principalmente devido ao lançamento na era da COVID-19), foi notavelmente mais bem recebido do que seus empreendimentos anteriores, com a direção do filme sendo particularmente elogiada. Seu projeto mais recente anunciado é dirigir e produzir uma série sem nome para a A&E Studios e Amazon Prime Studios.
Ele também produziu os dois filmes live-action mais recentes das Tartarugas Ninja, com o primeiro desses filmes sendo inicialmente controverso devido a mudanças planejadas no vilão Shredder. Desde então, essa série foi reiniciada novamente através do filme animado Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem, que deve receber uma sequência de filme e uma série de TV. Michael Bay não esteve envolvido com este projeto, e parece que seus laços com tanto Tartarugas Ninja quanto Transformers podem ter chegado ao fim.
Não importa qual direção a série tome na telona, parece que Michael Bay não estará atrás das câmeras. Bay desde então assumiu um papel mais discreto em outra franquia na qual trabalhou. Os terceiro e quarto filmes de Bad Boys foram grandes sucessos, com alguns considerando que as conquistas dessas entradas foram até melhorias em relação aos filmes dirigidos por Michael Bay.
Fonte: CBR
Seja o primeiro a comentar